Com novas estações, monotrilho de SP já está saturado

Linha 15 Prata não consegue atender à demanda. Escadas rolantes são desligadas para controlar o acesso de passageiros

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Fonte: AgoraSP/Edição Mobilize  |  Autor: Aline Mazzo/AgoraSP  |  Postado em: 29 de janeiro de 2020

Acesso ao monotrilho no horário de pico: filas e l

Acesso ao monotrilho no horário de pico: filas e lotação

créditos: Ronny Santos/Folhapress

Entre os passageiros da Linha 15 - Prata do metrô de São Paulo, a conversa é uma só: a superlotação. Desde a abertura das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus em horário integral (das 4h40 à meia-noite), no último dia 6, os trens do monotrilho estão cada vez mais lotados, obrigando o usuário a esperar até cinco composições para conseguir embarcar.

 

O aumento do fluxo tem causado impacto até na estação Vila Prudente, onde o monotrilho faz a conexão com a linha 2-verde do metrô. No horário de pico da tarde, parte das escadas rolantes é desligada para evitar acúmulo de passageiro na plataforma. "Isso porque ainda estamos em período de férias escolares", reclama a operadora de telemarketing Rosana Ferreira Ramos, 19 anos.

 

Escadas rolantes desligadas
Irritados, passageiros retiraram a grade que bloqueava uma das escadas rolantes que dá acesso à plataforma da estação Vila Prudente no começo da noite desta segunda-feira (27), quando o intervalo entre os trens era de, no mínimo, cinco minutos. No último dia 21, a lotação foi tamanha que todas as escadas rolantes foram desligadas. Passageiros tinham de enfrentar quatro longos lances de escada a pé para chegar à plataforma. 

 

No horário de pico da manhã, passageiros nas estações Camilo Haddad, São Lucas e Oratório, as últimas antes de chegar ao metrô na Vila Prudente, não conseguem embarcar, pois os trens já chegam saturados. Cansados do aperto, alguns usuários já migraram para os ônibus. "Estou gastando mais com a passagem, mas pelo menos consigo chegar no metrô sem ser esmagada", diz a estudante Amanda Chiavon, 21 anos.

 

Para o engenheiro Sérgio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP, a escolha do monotrilho como meio de transporte para a região da zona leste de São Paulo foi um erro. Ejzenberg explica que o metrô carrega cerca de 80 mil passageiros/hora em cada sentido na capital paulista. Já o monotrilho, lembra o especialista em transporte, apesar de ter capacidade para carregar 40 mil passageiros/hora, está operando com 25 mil passageiros/hora por dia.

Leia mais no site do jornal AgoraSP: Abertura de novas estações lota a linha-15 do monotrilho de SP

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