Projeto quer mais geração de energia solar no transporte sobre trilhos

Medida em tramitação na Câmara propõe incentivos tributários para o uso da energia fotovoltaica nos sistemas sobre trilhos como metrôs, trens, VLTs e outros

Notícias
 

Fonte: Portal da Câmara  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de fevereiro de 2020

Estação de metrô no DF, abastecida com painéis sol

Estação de metrô no DF, abastecida com painéis solares

créditos: Renato Araújo/ Agência Brasília

Um programa de incentivo à geração de energia solar conectada a linhas de metrôs, trens, veículos leves sobre trilhos e outros sistemas de transporte sobre trilhos é a proposição do Projeto de Lei 6123/19, de autoria do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

 

A proposta, que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, ainda será analisada por quatro comissões da Casa: Viação e Transportes, Minas e Energia, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Um dos objetivos da chamada Política Nacional de Incentivo à Geração de Energia Solar Fotovoltaica Conectada a Sistemas de Eletromobilidade é diversificar a matriz energética do setor:

 

“A proposição estabelece instrumentos econômicos como incentivos tributários para a fabricação de trilhos e material rodante e também para obras de infraestrutura e para a operação do transporte sobre trilhos”, afirma o autor da proposta.

 

O texto trata ainda da isenção do PIS/Cofins incidentes sobre a energia elétrica consumida pelo transporte público coletivo de passageiros urbano e metropolitano e a inclusão desse segmento no Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), disciplinado pela Lei 11.033/04.

 

Por fim, a medida permite às empresas que a depreciação dos bens utilizados na execução de obras e serviços relativos ao transporte de passageiros sobre trilhos seja contabilizado no cálculo do imposto de renda em taxas mais aceleradas do que as previstas na legislação. A ideia é favorecer novos investimentos no transporte coletivo urbano e metropolitano.

 

Para atender aos requisitos legais de adequação orçamentária e financeira da medida, o parlamentar sugere uma maior incidência do Cide-combustíveis sobre o óleo diesel e a gasolina. “A medida contribuirá para baratear a prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros”, acredita Rodrigo Agostinho.

 

Leia também:
Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis
Metrô chileno vai operar com 60% de energia eólica e solar
Estação do Metrô-DF começa a funcionar com energia solar
Chile anuncia nova linha de trem metropolitano em Santiago


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário