Metrô chileno vai operar com 60% de energia eólica e solar

Parque solar El Pelicano, de 100 megawatts, é inaugurado no Chile e soma-se à energia eólica que alimenta o sistema de metrô da capital Santiago

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de janeiro de 2018

Presidente M. Bachelet inaugura usina El Pelicano,

Presidente M. Bachelet inaugura usina El Pelicano, no Chile

créditos: Diarios Comunales

Usado diariamente por 2,2 milhões de pessoas, o metrô de Santigao passa agora a funcionar com 60% de energias renováveis, solar e eólica. Essa marca está sendo possível graças à inauguração, na quinta-feira da semana passada (11), de um parque solar de 100 megawatts, a usina El Pelicano, ao norte do país.

A cerimônia de inauguração foi comandada pela presidente do Chile, Michelle Bachelet. Além dessa nova usina, o metrô chileno também recebe energia não convencional de um parque eólico, o que faz com que a maior parte da eletricidade para o sistema metroviário da capital chilena venha de fontes limpas. 

Segundo o ministro de Energia, Andrés Rebolledo, "nenhum outro metrô no mundo incorporou tal magnitude de energia renovável não convencional em seu consumo. O do Chile será o primeiro a operar com 60% da energia proveniente de usinas de energia solar e eólica". A obra em El Pelicano teve início em 2016, e esteve a cargo da desenvolvedora solar SunPower, que detém a empresa Total, com sede nos Estados Unidos.

Leia também:
Metrô de Santiago funcionará com energias renováveis a partir de 2018
Três propostas para evitar o "inchaço" urbano
"Santiago Caminhável", o plano chileno para melhorar as calçadas
Veículos elétricos evitariam milhares de mortes por poluição na AL


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário