Em SP, monotrilho paralisa após estouro de pneu e outras falhas

Na quinta-feira pneus de um trem do monotrilho da linha 15-Prata estouraram. Ontem, trens entraram em rota de colisão

Notícias
 

Fonte: Rede Brasil Atual  |  Autor: Rodrigo Gomes/Rede Brasil Atual  |  Postado em: 02 de março de 2020

Composição do monotrilho Linha 15 Prata chega a es

Composição do monotrilho Linha 15 Prata chega a estação

créditos: Foto: Metrô/SP

A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo (Vila Prudente/São Mateus) está paralisada desde o final de semana. Oficialmente, a Companhia do Metropolitano, do governo de João Doria (PSDB), diz que o trecho está passando por testes do sistema de controle automático de trens - CBTC, na sigla em inglês. Mas, trabalhadores metroviários denunciaram que o motivo foi uma sequência de falhas nos últimos dias, dentre as quais duas consideradas graves: um estouro de cinco pneus da composição M20, na estação Jardim Planalto, as 6h40 da última quinta-feira (27); e uma "rota de colisão" entre um trem saído do pátio e outro que deixava a estação Oratório na manhã de sexta-feira (28).

 

O impacto, segundo funcionários do metrô, foi tão forte que abriu os compartimentos internos do vagão. Um trabalhador que pediu para não ser identificado informou que a própria Bombardier, fabricante dos trens, solicitou o fechamento do monotrilho para avaliar as consequências dos incidentes. Segundo o operador, todos os trens seriam recolhidos ao final da operação de ontem, para inspeção dos pneus. Após o incidente, a linha ficou em operação com velocidade reduzida por dois dias.

 

O monotrilho da Linha 15-Prata acumula falhas desde o início da operação, muitas delas graves. Em 29 de janeiro do ano passado, as composições M22 e M23 se chocaram na estação Jardim Planalto e o acidente não foi pior porque operador percebeu a falha no sistema automático e acionou o freio de emergência. À época, avaliou-se problemas no CBTC, sistema adquirido por um R$ 1 bilhão pelo governo paulista, mas que ainda apresenta muitas falhas e inconsistências.

 

Em outubro de 2016, um trem da Linha 15-Prata deixou a plataforma com todas as portas abertas, colocando em risco a vida dos passageiros, já que o monotrilho circula a uma altura média de 15 metros, sobre pilastras. Pouco antes, duas mulheres quase ficaram presas entre as portas da plataforma e da composição, ao tentar ingressar no vagão quando as entradas reabriram.

 

O Metrô confirmou a paralisação das operações por meio de nota, nesta segunda-feira (2):

Funcionamento da Linha 15 PrataSão Paulo, 1 de março de 2020

A Linha 15-Prata do Metrô não vai funcionar nesta segunda-feira (2). Na última quinta-feira (27) um único pneu de um jogo de rodas do trem da Linha 15-Prata se rompeu e a composição foi recolhida imediatamente para a manutenção. Ao longo dos testes realizados na linha neste fim de semana, o Metrô constatou a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho. 

A fabricante Bombardier foi acionada imediatamente e verificou que os dispositivos chamados “Run Flat” estão causando essa alteração. Esses dispositivos ficam nas rodas e garantem a movimentação do trem em casos de anormalidades, como pneus furados ou murchos. Para evitar que falhas como esta causem problemas que comprometam o funcionamento normal da linha e em medida de precaução para os cidadãos, a operação da Linha 15-Prata continuará paralisada nesta segunda-feira (2).


O Metrô está cobrando da Bombardier e do Consórcio CEML - que construiu a via - providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e também que eles arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação junto ao Metrô de São Paulo.
 

Toda a frota, vias e sistemas passarão por rigorosa inspeção nos próximos dias, com acompanhamento dos funcionários do Metrô, para uma imediata solução que permita a retomada da operação.

 O Metrô lamenta o transtorno causado e para minimizá-lo está disponibilizando gratuitamente ônibus do sistema Paese, que durante o período de interdição, vão realizar o trajeto entre as estações São Mateus e Vila Prudente, das 4h40 à 0h.

Leia também:
Monotrilho em SP já está saturado
Schwebebahn de Wuppertaler, primeiro monotrilho do mundo
Velocidade média dos ônibus fica estagnada em 16 km/h na cidade de SP
Monotrilhos pelo mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário