Redução da frota deixa ônibus lotados em SP. E prefeitura reavalia efetivo

Medida entrou em vigor nesta segunda (30) e usuários reclamaram de veículos lotados. Segundo o prefeito Covas poderão ser colocados até 100 ônibus nas ruas na terça (31)

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Beatriz Borges e Lívia Machado  |  Postado em: 30 de março de 2020

Hoje de manhã poucos ônibus circulavam na Av. Paul

Hoje de manhã poucos ônibus circulavam na Av. Paulista

créditos: Roberto Parizotti/ Fotos Públicas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (30), que a gestão municipal analisa a superlotação do efetivo de ônibus nas ruas após redução da frota, e que poderá aumentar o número de veículos nesta terça-feira (31).

 

"Hoje a SPTrans está na rua para poder acompanhar essa redução e nós já temos mais 100 ônibus, para, se for o caso, somar já a partir de amanhã. Nessas linhas que tenham qualquer tipo de superlotação. Mais de 100 ônibus estão disponíveis para amanhã, havendo necessidade na quarta ou na quinta outros poderão ser somados. A ideia é adaptar essa demanda com a oferta", disse Covas.

 

A SPTrans informou a redução de 40% a frota de ônibus em circulação na cidade de São Paulo a partir desta segunda-feira (30). A medida entrou em vigor após registro de queda de passageiros por conta do decreto de quarentena.

 

Até sexta-feira (27), o transporte na capital operava com 55% dos veículos. A frota da cidade é de aproximadamente 15 mil coletivos.

 

De acordo com a empresa, a redução é necessária, pois o número de passageiros que utiliza essa modalidade de transporte diminuiu bastante desde que foram aplicadas medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.

 

Outras medidas

Desde o início do combate ao coronavírus, a Prefeitura de São Paulo anunciou algumas medidas para o transporte por ônibus na capital.

 

Primeiro, a administração pública solicitou que os idosos evitem o transporte público, fez um acordo com as empresas de ônibus responsáveis pelas frotas para a higienização dos veículos ao fim de cada viagem, e passou a emitir avisos sonoros e a pendurar cartazes nos terminais com orientações.

 

Depois das campanhas e da suspensão das aulas nas escolas públicas, São Paulo assistiu a queda gradual do número de passageiros, que soma aproximadamente 10 milhões.

 

Paralelamente, a SPTrans suspendeu as cotas de gratuidade e de meia tarifa, também como parte das ações de combate a propagação do coronavírus.

 

Leia também:
Governo de São Paulo libera bikes em trens e metrô
Transporte público em SP começa a ser reduzido
Corona vírus faz São Paulo suspender rodízio de carros
Ônibus de SP serão limpos com água sanitária em cada viagem


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário