Boletim Mobilize #117 discute opções ao carro em tempo de Covid-19

Em meio à pandemia do coronavírus, a melhor opção é ficar em casa. Mas algumas cidades do mundo, abrem ruas a pedestres e ciclistas, como opção ao transporte público

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de abril de 2020

Avenida 23 de Maio na quarta-feira (8)

Avenida 23 de Maio, na quarta (8): movimento inesperado

créditos: Fabio Vieira/Foto Rua/Estadão Conteúdo

Três semanas depois de iniciado o isolamento social para prevenção contra o coronavírus, uma parte significativa dos moradores de São Paulo está voltando às ruas, em carros, no transporte público e a pé, de forma descontrolada. As concentrações de pessoas em festas, reuniões e mesmo em locais de compras colocam em risco a saúde pública. Enquanto isso, cidades ao redor do mundo encontram formas criativas e saudáveis de driblar o confinamento. 

Ouça o Boletim Mobilize #117

 

Se preferir, leia o texto:
Olá. Em plena Sexta-feira Santa, e em meio ao crescimento da pandemia do Covid 19, as autoridades de São Paulo foram surpreendidas pelo enorme aumento de pessoas e carros nas ruas da capital. Mesmo sob risco de adoecer ou de ampliar a contaminação pelo coronavírus, uma parte importante dos moradores voltou a circular pela cidade, o que pode trazer consequências sérias para a saúde pública em toda a Região Metropolitana.


Basta lembrar o que ocorreu na Itália, ou na Espanha, e olhar o que está acontecendo agora em Nova York. A única forma de evitar a doença e as mortes é o isolamento social, principalmente para os grupos de risco, afirmam todos os médicos e cientistas, em praticamente todos os lugares do mundo. É claro que ficar em casa pode ser difícil, especialmente para quem vive em ambientes apertados, sem boa insolação. Mas sair de carro, não é uma solução que sirva para todos.


Neste sábado, a prefeita de Oakland, nos Estados Unidos, decidiu fechar 120 km de ruas para que esses espaços sejam usados apenas por pedestres, cadeirantes e ciclistas. É uma forma de garantir que as pessoas possam fazer exercícios ao ar livre, mas manter a distância de dois metros recomendada para evitar contaminações. Bogotá, na Colômbia, já havia adotado uma solução semelhante, com ciclofaixas provisórias. Assim, as pessoas que realmente precisam sair podem ir ao trabalho sem usar o carro, nem o transporte coletivo. E podem exercitar-se.


Mas, o melhor é fazer como a equipe do Mobilize: Fique em Casa! Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.


Leia também:
Veículos voltam às ruas em SP e prefeitura estuda retomar rodízio
Para combater a pandemia, Oakland, nos EUA, abre ruas a pedestres
Que cidades queremos construir pós-pandemia?
Menos trânsito, menos acidentes, mais hospitais livres!

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário