Carta Aberta pede mobilidade mais humana e sustentável no DF

Rede Urbanidade propõe uma série de ações para acalmar o trânsito e estimular o uso do transporte público, da bicicleta e da caminhada na região de Brasília

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de maio de 2020

Ciclovia na Estrada Parque Península Norte, em Bra

Ciclovia na Estrada Parque Península Norte, em Brasília

créditos: Pedro Ventura/Agência Brasília

Com apoio do Ministério Público do Distrito Federal, uma série de organizações e especialistas que atuam na área de mobilidade urbana no DF estão divulgando uma Carta Aberta com  propostas para ajustar as políticas públicas ao momento da pandemia do coronavírus e apontar perspectivas para o futuro pós-Covid 19.

 

Articulados em torno da Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transportes Coletivos do Distrito Federal (Rede Urbanidade), os ativistas propõem ações imediatas para estimular o uso da bicicleta e da caminhada em Brasília e entorno, e uma série de ações para garantir a segurança sanitária a passageiros e funcionários do sistema de transportes públicos.


São medidas operacionais, como a melhoria da ventilação em ônibus, ou a organização das filas e reserva de assentos de forma a garantir a distãncia mínima entre as pessoas, mas incluem ações mais gerais, como o estímulo ao teletrabalho e a reserva de parte das pistas das avenidas para pedestres e ciclistas, como forma de garantir asegurança e o conforto para o exercício da mobilidade ativa.


Além de ações específicas para o controle da pandemia da Covid-19 o documento pede a reorganização do sistema de transportes públicos da capita federal, com melhorias na integração, possibilidade de transporte de bicicletas e respeito à necessária acessibilidade nos veículos, terminais e paradas.


"O período da quarentena permitiu que as pessoas vivenciassem uma cidade com menos tráfego urbano, ar menos poluído e mais silêncio na cidade. Mostrou também que a redução do uso de carros permite mais possibilidades de caminhar e pedalar nas vias aqui do Distrito Federal. Queremos aproveitar essa experiência e propor que os gestores públicos adotem algumas políticas que mantenham os ganhos que essa parada nos trouxe", explicou Dênio Augusto de Oliveira Moura, promotor da área de Urbanismo do MP-DF, um dos autores do documento, que também é apoiado e assinado pelo Mobilize Brasil.

 

Leia o documento na íntegra:



Rede Urbanidade
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transportes Coletivos do Distrito Federal começou a ser articulada no final de 2019 por algumas organizações locais com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF). "Temos aqui entidades que atuam para a promoção de vários aspectos da mobilidade, como a caminhada, a bicicleta, o transporte público, mas faltava uma articulação entre essas iniciativas. Nós procuramos fazer essa costura para atuar em conjunto e promover melhorias concretas em ciclovias, bicicletários, no transporte público e nas calçadas e sinalização para pedestres", lembra o promotor Dênio Augusto de Oliveira Moura, um dos coordenadores da Rede.



Se preferir, leia a notícia no site do MP-DF


Leia também:
Paris pretende subsidiar compra de bicicletas elétricas
Covid-19: Mapas mostram cidades abertas a pedestres e ciclistas
Metrô de Madri levará apenas 30% dos passageiros após a quarentena
Rodízio contra Covid 19: carro uma vez por semana
Mobilidade e pandemia: o que esperar para o futuro na vida das cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário