Índia encontra forma criativa de fazer motoristas diminuírem a velocidade

Proposta é pintar faixas em 3D nas principais rodovias do país. Ao menos 200 mil pessoas morreram no ano passado por causa de acidentes nas estradas indianas

Notícias
 

Fonte: Hypeness  |  Autor: Gabriela Alberti  |  Postado em: 28 de abril de 2016

Faixa pintada em efeito 3D, a ser implantada na Ín

Faixa pintada em efeito 3D, a ser implantada na Índia

créditos: Getty Images/ Reproduzido de Hypeness

O governo indiano inovou na maneira de educar no trânsito. Para tentar diminuir o número de acidentes, o ministro dos transportes, Nitin Gadkari, propôs criar pinturas de faixas em 3D nas principais estradas e rodovias do país. 

A pintura funcionaria como uma ilusão de óptica que substitui as lombadas ou quebra-molas, fazendo com que o motorista reduza automaticamente. 

De acordo com a OMS, pelo menos 200 mil pessoas morreram na Índia ano passado em decorrência de acidentes nas estradas. É um número altíssimo, e o maior índice do mundo. E são precisas medidas sérias – e criativas – para acabar com isso. 

“Resolvemos apelar para a técnica da pintura 3D para fazer com que os motoristas diminuam a velocidade dos veículos, evitando assim a instalação de outros equipamentos desnecessários.”, disse Nitin Gadkari, Ministro dos Transportes do país. 

Não é a primeira vez que a ilusão de óptica é utilizada para estes fins. Em 2008, a cidade norte-americana de Filadélfia utilizou as faixas 3D como parte de uma campanha para alertar os motoristas mais apressadinhos. No entanto, o projeto foi duramente criticado pela população, que acreditou não se tratar de uma solução a longo prazo, visto que uma vez que o motorista já passou pelo local e percebeu se tratar de uma pintura 3D, não reduziria a velocidade novamente.

Faixas 3D usadas na Filadélfia (EUA) 


Leia também:

O metrô de Delhi (Índia) e sua relação com os modos de vida 

30 documentários sobre mobilidade urbana 

Governo da Índia cria programa para reduzir o uso de automóveis 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário