Governo da Índia cria programa para reduzir o uso de automóveis

Metas regulatórias para a venda de combustível podem ajudar a retrair o crescente mercado de carros de passeio no país asiático, avalia engenheiro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 20 de março de 2014

País dos mais populosos, Índia busca saída para o

País dos mais populosos, Índia busca saída para o trânsito

créditos: Reprodução

 

No ranking da explosão mundial no uso do automóvel, a Índia ocupa lugar de destaque, ao lado de China e Brasil. Enfrenta problemas comuns, como trânsito caótico, uso indiscriminado de motos, perdas econômicas, poluição, acidentes. E, apesar desse cenário quase desesperador, o país tem um exemplo a dar. É o que informa o leitor do Mobilize, o engenheiro mecânico Olímpio de Melo Alvares Júnior, ex-gerente da Cetesb e consultor em meio ambiente e transporte sustentável. 

 

Sobre o tema, leia o texto enviado pelo engenheiro Olímpio, em contribuição ao Mobilize, baseado em artigo publicado no site Green Car Reports:  

 

India indica o caminho para o InovarAuto brasileiro   

A autoridade ambiental da Índia parece ser forte. Está determinando rumos mais civilizados, responsáveis, limpos e econômicos para a frota de automóveis comercializados por lá. Segundo artigo do site Green Car Reports, as rigorosas metas de redução de consumo de combustível devem inibir o crescimento da venda de SUVs (Pick-Up's) de uso predominantemente individual, como carro de passeio da família.

 

Isso bem que poderia servir de inspiração para o Programa brasileiro InovarAuto, que, por enquanto, é extremamente tímido, talhado para servir apenas aos interesses comerciais da indústria automobilística brasileira.

 

Torcemos para que o InovarAuto saia do caminho Business As Usual (empurrando com a barriga) e se engaje na tendência ambiental e tecnológica mais ousada, convergindo com os países desenvolvidos, Coréia, Chile, México etc., que assumem sua responsabilidade com as gerações futuras e com a saúde do Planeta, estabelecendo rigorosas metas regulatórias de redução compulsória de consumo dos veículos novos.

 

Leia também:

Consumo de carros cresce até 2020 no Brasil, prevê estudo

Com aumento da frota, país tem 1 automóvel para cada 4 habitantes

Carro: o cigarro do século 21?  

Butão quer trocar sua frota por carros elétricos

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário