Mobilize lança o Mapa Calçadas do Brasil

Ferramenta permite ver detalhes e imagens das quase 900 calçadas avaliadas nas 27 capitais do país. Objetivo é facilitar cobrança de prefeitos e candidatos às eleições

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Equipe Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de julho de 2020

Mapa Calçadas do Brasil

Mapa Calçadas do Brasil: como ficou depois de um ano?

créditos: Reprodução Mobilize

 

O Mobilize Brasil está lançando o Mapa Calçadas do Brasil, documento que reúne em dados e imagens das 878 avaliações de acessibilidade e caminhabilidade realizadas em 2019 nas 27 capitais brasileiras. O Mapa é um resumo dos resultados da Campanha Calçadas do Brasil, ação que procurou analisar as calçadas, sinalização para pedestres e demais itens de conforto no entorno de edifícios e outras instalações mantidas pelo poder público.

 

O objetivo é lembrar aos prefeitos e aos candidatos às eleições municipais como estavam as calçadas há um ano, em junho e julho de 2019. O Mapa também vai permitir que os moradores verifiquem se obras de correção ou melhoria foram realizadas ao longo destes doze meses. E cobrá-las :-|

 

As avaliações da Campanha Calçadas do Brasil foram realizadas por equipes de professores e estudantes de arquitetura e de engenharia, além de ativistas de todo o país. São doze itens, que receberam notas de zero a dez e que geraram médias para cada local. As equipes também documentaram suas avaliações com fotografias das calçadas, da sinalização e de outros itens analisados pelas equipes.

 

Afinal, como já sabemos, caminhar é a forma mais simples, leve, econômica e de baixo impacto para o transporte urbano, especialmente em deslocamentos de até 2 km. Ao melhorar as condições de circulação dos pedestres, os gestores públicos contribuem para tirar carros das ruas e reduzir os congestionamentos e suas consequências. Mais gente caminhando (e mantendo a distância segura para evitar a Covid-19), significa melhor saúde para as pessoas e suas cidades.

 

Como checar sua cidade no Mapa
Para verificar as avaliações, acesse o site da Campanha (https://www.mobilize.org.br/campanhas/calcadas-do-brasil-2019/) e clique no item Mapa das Avaliações (https://www.mobilize.org.br/campanhas/calcadas-do-brasil-2019/mapa-das-avaliacoes/)

 

Ao acessar o Mapa, clique sobre o agrupamento de notas (círculos de cor laranja e vermelha) e aproxime o mapa até encontrar os ícones verdes que indicam os locais avaliados.

 

Os ícones verdes (pins) abrem os dados de cada uma das avaliações: nome da pessoa que fez a avaliação, local e as notas atribuídas a cada um dos quesitos. E se houver fotos, basta clicar no item Detalhes para ver uma galeria de imagens da área avaliada. 

 

 

O que fazer?
Daí para a frente, a tarefa é com você, caro leitor. Se for um morador, reclame com o prefeito. Se for o prefeito, secretário ou candidato, tens aí uma ótima chance de melhorar sua cidade. Se quiser, mande seu recado, toque ou reclamação aqui para o Mobilize no email: mobilize@mobilize.org.br

 

Leia também:
Calçadas do Brasil 2019
"Calçada é responsabilidade das prefeituras"

Brasil avança pouco em calçadas e acessibilidade
Vitória começa obras para adaptar 104 calçadas de prédios públicos
Salvador vai construir calçadas e cobrar donos de imóveis
"Quase 90% das calçadas de Porto Velho estão fora da norma"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário