Deixe uma mensagem nas calçadas de sua cidade

Coletivo CalçadaSP lança mapa virtual com mensagens de futuro escritas pelas pessoas. Algumas frases vão ganhar as ruas e inspirar pedestres

Notícias
 

Fonte: CalçadaSP  |  Autor: Wans Spiess  |  Postado em: 05 de agosto de 2020

Projeto quer colher mensagens e memórias sobre as

Projeto quer colher mensagens e memórias sobre as cidades

créditos: CalçadaSP

 

O projeto #mapeandofuturos tem a proposta de, através da cidade, mapear desejos em relação ao futuro no contexto da pandemia do novo coronavírus. A população é convidada a escrever mensagens em um mapa virtual e algumas frases vão ser pintadas em calçadas do endereço escolhido no mapa. Quem assina a iniciativa é o coletivo CalçadaSP e o lançamento acontece dia 5 de agosto, como parte da Semana do Caminhar. Os realizadores ainda avaliam a duração, e por enquanto as intervenções artísticas de rua estão previstas para a capital paulista.


Todo mundo tem lugares preferidos na cidade. A rua da casa onde passou a infância, o endereço de um trabalho em que guarda boas lembranças, a calçada onde passeava com o pet inesquecível que não está mais aqui. A história de cada um(a) está marcada em diferentes espaços urbanos, e esse foi o ponto de partida do mapeandofuturos.

 

"E se, no contexto da pandemia e do isolamento social, fosse possível escrever uma frase de futuro para um lugar de afeto? Nossa ideia surgiu com uma pergunta", explica Wans Spiess, a publicitária é cofundadora do coletivo idealizador da iniciativa. "No CalçadaSP", acrescenta Wans, "usamos linguagens lúdicas para chamar a atenção à calçada e incentivar o caminhar. Ou seja, a atividade acontece muito na rua e com a quarentena tivemos que explorar novos caminhos. Entrou em campo, assim, o digital."


Pelo site mapeandofuturos.com.br as pessoas acessam um colorido mapa virtual, digitam o endereço de um ponto de afeto da cidade e escrevem uma mensagem ao local. "Uma frase para reinventarmos o amanhã coletivamente", afirma outro cofundador do CalçadaSP, o também publicitário Tony Nyenhuis. "Com tantas notícias negativas no presente, achamos ser importante projetarmos mensagens positivas para um novo amanhã", diz Tony. "Mapear desejos através dos pontos de afeto das pessoas com os lugares. Virar um pouco a chavinha do hoje para o futuro.”


No mapa virtual, os usuários também escolhem uma cor simbolizando sentimentos. Todas as frases são acompanhadas com cores, e a expectativa dos realizadores é que em breve o mapa vire uma paleta colorida de anseios. O coletivo reforça o poder das cores e das palavras na ajuda do distensionamento dos efeitos da pandemia, que vem afetando a saúde mental das pessoas. Outro ponto de destaque do 'Mapeando', como os criadores se referem ao projeto, é que algumas frases vão ganhar as ruas. Ou seja, as participações saem do espaço digital e vão ao presencial para inspirar quem passa.



Mapa com inserções de colaboradores: memórias e projeções para o futuro Imagem: Reprodução

 


"A gente literalmente quer colocar mensagens positivas no caminho das pessoas que passarem pelas frases, escritas antes pela própria população", salienta Wans. O coletivo diz serem pílulas criativas para despertar sentimentos em quem caminha. No caso, o sentimento de reinventar o futuro a partir do momento atual. "Se olharmos o passado", exemplifica Tony, "uma outra pandemia, depois de superada, fez surgir em Florença o período da Renascença. Qual vai ser o próximo passo quando superarmos o novo coronavírus? É necessário olhar para frente e pensar que tipo de sociedade e de mundo podemos ter no pós-pandemia. Tudo começa com um desejo e a cidade, maior invenção da espécie humana, é território fértil para reinvenções. Nós somos a cidade."


Para realizar a iniciativa, o CalçadaSP apresentou o projeto à Sherwin-Williams que com a marca Colorgin topou caminhar junto. Com recursos para a construção do mapa virtual e também nas intervenções artísticas em calçadas, que vão usar dois produtos da empresa: NovaCor Piso, tinta líder de mercado, e Colorgin Arte Urbana, uma das marcas preferidas por grafiteiros. Artistas apoiados pela empresa também participarão com seu talento e criatividade. Inicialmente, as intervenções estão previstas para a cidade de São Paulo. Mas o coletivo planeja expandir a outras localidades, uma vez que a participação no mapa virtual deve acontecer no país inteiro. Se colaboração é o melhor caminho para o melhor amanhã possível, mapeandofuturos acerta ao juntar coletivo, participação popular e parceria propositiva com empresas.

 

Informações e como participar:

Iniciativa: #mapeandofuturos
Site (mapa virtual): mapeandofuturos.com.br
Contato: somos@mapeandofuturos.com.br
Quando: a partir de julho de 2020
Realização: CalçadaSP (Instagram @calcadasp)
Oferecimento: Sherwin-Williams e Colorgin
Apoio: Deevo
Designer comunicação: Daniel Cardim 

 

Leia também:

Andar a pé eu vou: material para usar antes, durante e após as eleições
Calçada Cilada 2020 revela armadilhas para pedestres em 149 cidades
Pedestre, condição natural, questão cultural
Como reprogramar as ruas para a mobilidade a pé?
Calçada vai ser tema nas eleições municipais
Buraco na calçada é a maior reclamação do pedestre em SP, diz pesquisa


E ouça os podcasts Expresso e o Boletim Mobilize



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário