"Floorscape#2": fotografe o espaço público sob os seus pés

Grupo de estudos da UFPR anuncia projeto que lê o chão das cidades sob novo olhar. Aberto a interessados de todo o país, primeiro encontro virtual será na segunda (28)

Notícias
 

Fonte: Portal da UFPR  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de junho de 2021

'A sombra que avança', foto de Beatriz Chudzij /Fl

'A sombra que avança', foto de Beatriz Chudzij /Floorscape#1

créditos: Beatriz Fófano Chudzij

Como é a cidade a partir do que está sob nossos pés? Repare: o chão de cada rua tem muito a revelar  sobre as cidades, a mobilidade urbana e seus moradores. 

 

Esses são o foco da segunda edição do projeto 'Floorscape', um retrato da cultura urbana que o Observatório do Espaço Público, grupo de pesquisa abrigado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), dá início agora.

 

Para os interessados em conhecer mais sobre o projeto e participar da iniciativa, uma primeira reunião virtual, aberta ao público, está marcada para a próxima segunda-feira (28), às 19 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

 

Pesquisa da paisagem urbana

O Observatório do Espaço Público, organizador do projeto 'Floorscape', é um órgão do departamento de Arquitetura da UFPR que realiza pesquisas sobre espaços públicos e paisagem urbana. A proposta do projeto é registrar, por meio de fotografias, qualquer temática que possa ser capturada no chão dos espaços públicos de cidades brasileiras. Ao final, os resultados ficarão registrados em uma exposição virtual. 

 

Estudantes e profissionais de qualquer área de atuação, com entusiasmo para treinar o olhar a fim de desvendar sensivelmente os chãos dos espaços públicos, são bem-vindos ao grupo, diz o professor Alessandro Filla Rosaneli, coordenador do Observatório: “Neste primeiro encontro, vamos explicar melhor sobre o projeto e como serão as dinâmicas, até conseguirmos estar bem apurados para registrar as paisagens do chão”. 

 

Desses encontros virtuais, serão definidos temas da paisagem urbana e, na etapa final, cada participante registrará de três a cinco fotos, nos arredores de onde mora ou exerce sua atividade. O produto final será uma exposição virtual, com certificados de participação.

 

Rosaneli esclarece que não se trata de um concurso de fotografias, nem de uma competição. "O Floorscape é um grupo de estudos aberto ao público, que terá encontros para leitura, debates e trocas de ideias."  

 

“Ambiguidades 04”, de Marianna Verroni, fotografia que integra a mostra do Floorscape#01 

 

Em 2020, quando o mundo inteiro estava mudando em função da pandemia, o Observatório do Espaço Público realizou a exposição virtual Floorscape#1, conta o coordenador do projeto. De forma poética e curiosa, os participantes traduziram em fotografias os sentimentos e novos olhares sobre os espaços públicos. 

 

Confira aqui como foi a primeira exposição. 

 

Para saber mais sobre o Floorscape, acesse aqui a página do Observatório do Espaço Público. 

 

 

Leia também:
Concurso Mobilize de Ilustrações: "Basta querer rabiscar e explorar a criatividade
O pedestre, entre travessias e encruzilhadas
Retratos mascarados, na Estação Sumaré do Metrô-SP
Fotografe as 'mensagens' que a cidade manda aos caminhantes
Passagens, a mostra sobre mobilidade e suas barreiras no mundo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário