Andar a pé eu vou: material para usar antes, durante e após as eleições

Publicação online reúne experiências em defesa de cidades para pedestres no Brasil. Lançado pelo projeto Como Anda, estudo teve colaboração de uma centena de organizações

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Como Anda  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de agosto de 2020

Andar a Pé Eu Vou: ocupação da Av. Paulista, em SP

Andar a Pé Eu Vou: ocupação da Av. Paulista, em SP

créditos: Cidade Ativa, 2015.

A Campanha Calçadas do Brasil 2019 é um dos cases apresentados na publicação Andar a pé eu vou: Caminhos para a defesa da causa no Brasil, trabalho desenvolvido pelo projeto Como Anda* sobre ações realizadas no Brasil em defesa da mobilidade a pé.  

O vasto material - 225 páginas - foi desenvolvido com a colaboração de mais de cem especialistas, ativistas e organizações da sociedade civil. Reúne uma série de experiências nacionais voltadas para a valorização dos deslocamentos a pé, e traz em detalhe as principais estratégias, táticas e ferramentas que os grupos utilizaram nos estudos de caso para fortalecer o tema na agenda política. 

 

A ideia é que, de posse deste material, as organizações da sociedade civil e as pessoas interessadas no tema possam ter acesso a informações para atuar em defesa dos pedestres nas eleições municipais de 2020 - antes, durante e após o pleito - já que este é um momento oportuno para sensibilização e formulação de políticas públicas democráticas.

 

Quem anda a pé
Estima-se que 40% dos brasileiros se deslocam exclusivamente a pé, segundo uma pesquisa realizada em 2017 pela Associação Nacional de Transportes Públicos. Se incluirmos os 28% de deslocamentos diários por transporte coletivo - já que estes sempre pressupõem um trecho a pé, no seu início e/ou final -, pode-se dizer que as viagens a pé chegam a 68% do total dos deslocamentos. 

 

Em números, significa dizer que somos aproximadamente 130 milhões de pedestres que nos movimentamos pelas ruas do país, todos os dias.

 

Gabriela Callejas, diretora da organização Cidade Ativa, avalia que “as investigações apresentadas na publicação mostram que ainda há muitos passos a serem dados, mas que muitos grupos já estão em marcha! Também abre possibilidades concretas de construirmos melhores condições e visibilidade para as pessoas que se deslocam - e ocupam as cidades - a pé. Esse movimento transita entre o individual e coletivo e encontra ressonância na singularidade, na potência e no valor que cada ação soma à causa."Gabriela diz, ainda, que "O conteúdo do documento também pode ser percebido como um grande registro, ainda que sintetizado, ou, como o grupo prefere chamar: um grande e inspirador manifesto”. 

 

 

Mapeamento das ações e campanhas pelo Brasil Imagem: Como Anda

 

O documento foi concluído durante os primeiros meses do surto da covid-19, pandemia sem precedentes nas últimas décadas. Na incerteza sobre como voltaremos a ocupar os espaços públicos, a tarefa histórica de todos é refletir e sobretudo lutar pelas mudanças urgentes possíveis de serem feitas agora, defendem os participantes do projeto. 

 


Para fazer o download da publicação, acesse o site comoanda.org.br

 

_______________________________

*Como Anda:
ponto de encontro de organizações que promovem mobilidade a pé no Brasil, é fruto de uma parceria entre as organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga, com apoio do iCS (Instituto Clima e Sociedade). Seu objetivo é disponibilizar dados e disseminar informações sobre iniciativas e projetos, além de promover oportunidades para trocas e parcerias.

 

Leia também:
Calçada Cilada 2020 revela armadilhas para pedestres em 149 cidades
Pedestre, condição natural, questão cultural
Como reprogramar as ruas para a mobilidade a pé?
Calçada vai ser tema nas eleições municipais
Buraco na calçada é a maior reclamação do pedestre em SP, diz pesquisa


E ouça os podcasts Expresso e o Boletim Mobilize


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário