Estatuto do Pedestre de Maringá (PR) será votado nesta terça-feira (4)

Projeto de lei estabelece que quem circula a pé na cidade paranaense terá garantido seus direitos, como ter vias sinalizadas e sem obstáculos, entre outros

Notícias
 

Fonte: CBN  |  Autor: Luciana Peña  |  Postado em: 04 de agosto de 2020

Estatuto garante ao pedestre direito a uma travess

Estatuto garante ao pedestre direito a uma travessia segura

créditos: PMM

Entra em votação na sessão desta terça-feira (4) da Câmara de Maringá (PR), o Estatuto do Pedestre. A legislação municipal pretende priorizar a pessoa que circula a pé pela cidade, com uma série de normas voltadas aos caminhantes, como o direito de andar por ruas e avenidas bem sinalizadas e sem obstáculos.

 

Pelo texto, o pedestre não poderá ter menos de 30 segundos para cruzar de um lado a outro das vias. É uma forma de respeitar a capacidade de mobilidade de todo caminhante. Há idosos e pessoas com mobilidade reduzida que precisam de mais tempo para atravessar ruas e avenidas.

 

O Estatuto do Pedestre estabelece ainda a construção de ilhas centrais nas avenidas quando for necessário para auxiliar a travessia.

 

Concessionárias de serviços públicos terão prazo de 90 dias para adequar ou retirar obstáculos de vias, como postes, equipamentos e mobiliários. Se a determinação não for cumprida a multa diária é de R$ 500.

 

Deveres

O estatuto prevê também deveres do pedestre, tais como: auxiliar crianças, idosos e cadeirantes nas vias públicas, manter cães grandes e agressivos com focinheira e coleira e não jogar lixo na rua.

 

O Estatuto do Pedestre de Maringá está previsto no projeto de lei nº 15.182/2019, de autoria do vereador Sidnei Telles. Segundo o político, "o projeto obriga que urbanistas e quem pensa a cidade a priorizar sempre o pedestre nos projetos envolvendo mobilidade urbana".

 

Leia também:
Prefeito que fizer plano diretor sem acessibilidade cometerá improbidade
Câmara de Aracaju rejeita a criação de Estatuto do Pedestre
Em SP, Estatuto do Pedestre ainda não vigora. Desde 2017
Calçada Cilada 2020 revela armadilhas para pedestres em 149 cidades
Pedestre, condição natural, questão cultural


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário