Plebiscito para definir futuro do elevado Minhocão (SP) é aprovado

Decreto da Câmara prevê consulta aos paulistanos para decidir sobre criar um parque ou desmontar o elevado. Não está definida data nem de onde virá verba para referendo

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Carolina Giancola e Leonardo Leomil  |  Postado em: 10 de setembro de 2020

Elevado João Goulart, o Minhocão, pode virar parqu

Elevado João Goulart, o Minhocão, pode virar parque

créditos: TV Globo/Reprodução

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (9), em votação única, o projeto de Decreto Legislativo 93/2019 que prevê a convocação de um plebiscito para consultar os paulistanos sobre o destino do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, após o fechamento definitivo para o trânsito de veículos em São Paulo.

 

A proposta do vereador Caio Miranda Carneiro (DEM) teve 54 votos a favor e apenas 1 contra. Segundo a Mesa Diretora da casa, não precisa de segunda votação e nem de sanção do prefeito para entrar em vigor.

 

De acordo com o vereador, o plebiscito quer questionar os paulistanos a respeito das alternativas definidas no Plano Diretor Estratégico de 2014 sobre o destino do elevado. O plano abre a possibilidade de transformação completa do espaço em um parque público, a transformação parcial ou ainda o desmonte total da via.

 

O texto da proposta não define, porém, uma data para que o plebiscito aconteça e também não define de onde virá a verba para que a consulta aconteça: “As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário”, afirma o documento.

 

Segundo o autor da proposta, a ideia é tentar agilizar a publicação do projeto para que o plebiscito aconteça ainda durante o primeiro turno das eleições municipais deste ano.

 

“Tudo depende da agilidade do presidente da Câmara e do Tribunal Regional Eleitoral para que o plebiscito aconteça nesta ou na próxima eleição. O presidente da Câmara tem até 30 dias para publicar o decreto, para que ele chegue ao TRE e o presidente do tribunal veja a viabilidade de acontecer nas eleições deste ano ou não. É uma decisão que pode ser tomada agora ou na próxima eleição, porque não tem pressa nenhuma, já que os estudos para saber se vale a pena fazer um parque ou desmontar o Minhocão ainda não estão prontos”, afirmou Caio Miranda.

 

Projeto de criação do Parque Minhocão. Foto: Divulgação/Prefeitura

 

Parque Minhocão

O Elevado João Goulart conecta a Avenida Radial Leste-Oeste (no Centro) à Avenida Francisco Matarazzo (Zona Oeste), passando pelos bairros República, Consolação, Santa Cecília e Barra Funda, e a Prefeitura de São Paulo tenta há anos fazer dele um parque linear.

 

A criação de um parque no local foi anunciada em 2016, após a aprovação de uma lei na Câmara Municipal que foi sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

 

O Ministério Público entrou na Justiça e conseguiu uma liminar para impedir o projeto, pois argumentou que faltava um estudo sobre o impacto urbanístico que o parque causaria na região. A liminar caiu e o projeto do parque foi liberado pelo Tribunal de Justiça.

 

Em julho deste ano a Prefeitura de SP iniciou a licitação para construir oito acessos para pedestres no Minhocão, como parte da primeira fase de implantação do parque, com 900 metros.

 

O projeto completo de criação de um parque linear no espaço deve ser dividido em três etapas, com implantação de obras de acessibilidade, segurança, e regramento específico para o entorno. O custo estimado é de R$ 38 milhões.

 

Leia também:
Em SP, prefeitura abre concorrência para projeto do "Parque Minhocão"
Projeto de lei para desmonte do Minhocão é aprovado pela Câmara de SP
São Paulo, dos bondes da Light ao Parque Minhocão
Tirar carros do Minhocão reduziria pela metade sensação de ruído
Prefeitura de SP anuncia a construção do Parque Minhocão

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário