Guia orienta candidatos sobre como melhorar o transporte público

Organizações, poder público, operadores e fabricantes se unem e lançam guia com sugestões para a qualidade no transporte voltadas aos futuros prefeitos e vereadores

Notícias
 

Fonte: ANTP  |  Autor: Da Redação Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de setembro de 2020

Guia traz orientações técnicas a novos prefeitos/v

Guia traz orientações técnicas a novos prefeitos/vereadores

créditos: Reprodução

O "Guia Eleições 2020 - Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade", que acaba de ser lançado, tem como objetivo esclarecer e orientar tecnicamente os candidatos na formulação de soluções para problemas so transporte tais como: custo e tarifa, infraestrutura, modelo de contratação dos serviços, entre outros. 

 

Já disponível para acesso, a publicação reúne colaborações dos principais atores da cadeia produtiva do transporte público coletivo. São especialistas, montadoras e fabricantes de ônibus, empresas operadoras e poder público, que formaram um grupo empenhado em contribuir com propostas possíveis de serem implantadas durante o mandato dos futuros prefeitos e vereadores eleitos (2021/2024).

 

As propostas foram pensadas para que o país tenha um transporte público sustentável, de qualidade e ao alcance da população de menor renda. Estas propostas devem ser implementadas na prática pelo município ou com o auxílio da União e dos estados, no caso do transporte em regiões metropolitanas. 

 

O Guia

Coordenada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a publicação organiza em oito temas as principais medidas a serem tomadas para se ter um serviço eficiente. O foco está no ônibus urbano, responsável por 85,7% dos deslocamentos de pessoas por transporte público nas cidades brasileiras - o restante é atendido por trens urbanos, metrôs, barcas e serviços organizados de vans. 

 

As ações recomendadas para os mandatos de quatro anos partem das propostas contidas no Caderno Técnico nº 25 da ANTP - Construindo Hoje o Amanhã: Propostas para o Transporte Público e a Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil - e ainda incorporam outras sugestões, de modo a formar um rol de sugestões que, se aplicadas, resultarão em um transporte melhor e mais barato. 

 

Guia reúne sugestões de Ongs e de outros atores no transporte coletivo 

 

Transparência 

A primeira sugestão elencada pelo guia é a transparência das informações básicas sobre o serviço de transporte: que contratos, operação, custos envolvidos e outros itens sejam disponibilizados ao público. 

 

A publicação também trata da necessidade de se adotar um novo modelo de contratação do transporte coletivo, para que se possa superar problemas crônicos como o cálculo das tarifas. A orientação nesse caso é que esse cálculo deve se pautar pela qualidade do serviço e não continuar se baseando, como é hoje, no número de passageiros transportados. 

 

Outro desafio para um transporte coletivo urbano de qualidade é a falta de infraestrutura urbana adequada. Nesse sentido, a cartilha aponta a priorização do transporte como solução e detalha passo a passo como fazer isso. 

 

O custeio ou custo do transporte público coletivo também está nessa lista para melhorar o serviço, que hoje é coberto basicamente pela tarifa pública, cobrada dos passageiros. A publicação aborda ainda a questão do financiamento e investimentos no serviço de ônibus urbano no Brasil e indica soluções para a falta de recursos e linhas de crédito que impedem ou retardam as melhorias na infraestrutura urbana. 

 

"Esse modelo de custeio está ultrapassado e impede a melhoria do sistema, porque todo o ônus recai sempre sobre quem paga a passagem", esclarece o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense. 

 

Ele reforça que o objetivo do documento é levar essas propostas para o debate eleitoral em todas as regiões do país e, na sequência, para os planos de governo dos eleitos. "É preciso que os candidatos e candidatas entendam que boas políticas para um transporte público eficiente, barato e com qualidade podem transformar para melhor uma cidade ou região, trazer desenvolvimento e qualidade de vida. E resultam, naturalmente, em muitos votos", enfatiza. 

 

A lista de sugestões do guia fecha pelas ações emergenciais que deverão ser postas em prática para equacionar o desequilíbrio econômico-financeiro do setor de transportes, gerado pela pandemia da Covid-19. As medidas adotadas em várias cidades que estão tendo papel fundamental para a manutenção das operações este ano, destaca a publicação, e talvez precisem ser prorrogadas para o ano que vem, quando os eleitos tomam posse. 

 

Para conhecer o "Guia Eleições 2020 - Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade", clique aqui.

 

Leia também:
Brasileiro deve evitar o transporte público no pós-pandemia, diz pesquisa
Prefeito de Los Angeles (EUA) propõe tarifa zero para o transporte público
Expresso #15: calçadas, ciclovias e o socorro ao transporte público
Câmara aprova projeto de socorro a empresas de ônibus e metrô
Uma campanha pela mobilidade sustentável nas eleições 

 

   


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário