Congresso mantém veto ao socorro emergencial do transporte público

Parlamentares votaram hoje (17) a manutenção do veto presidencial ao projeto de auxílio de R$ 4 bi ao transporte coletivo. Crise no setor deve piorar em todo o país

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de março de 2021

Ônibus parados na rodoviária de Brasília-DF

Ônibus parados na rodoviária de Brasília-DF

créditos: Agência Brasília

O Congresso Nacional deliberou na tarde de hoje (17) por manter o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de auxílio emergencial de R$ 4 bilhões para manutenção do transporte coletivo durante a pandemia do covid-19, em estados e municípios. 

 

O repasse de recursos previsto no Projeto de Lei 3.364/2020, do deputado Fabio Schiochet, era visto por entidades do setor e de passageiros, gestores e operadores como uma garantia para a prestação desse serviço público. 

 

Na sessão desta quarta-feira, o resultado foi o seguinte: 443 votos dos deputados federais para a manutenção do veto e 20 para derrubar o veto e nenhuma abstenção.

 

Segundo o especialista em mobilidade do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), Rafael Calábria, a medida vai agravar ainda mais a situação da mobilidade, com maior risco de lotação dos coletivos em plena pandemia e a continuação de greves.

 

“É preocupante que o governo federal continue menosprezando o problema que os transportes coletivos estão enfrentando em todo o país. Essa situação agravada pela pandemia e estrutural, então é uma responsabilidade que cabe ao governo federal. Estes problemas estão levando a superlotação nos ônibus e trens, além de greves de transportes em várias cidades. O projeto que socorre o setor tinha ferramentas para melhor essa situação. Ao auxiliar outros setores e desprezar o transporte coletivo o governo federal demonstra que a mobilidade não é sua prioridade”, afirmou.

 

Leia também:
Idosos não devem pagar a conta da crise no transporte
Transporte público no país soma 70 mil demissões, e pode parar
Socorro ao setor de transporte emperra no Palácio do Planalto
Senado aprova ajuda de 4 bi a transporte público
Teresina: Um ano sem transporte público
A Ford, a crise na indústria...e o transporte público?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário