Niterói lança nesta quarta (7) a Campanha Mobilidade nas Eleições

O coletivo niteroiense Pedal Sonoro fará o lançamento da campanha nacional em uma transmissão pelas redes sociais. O evento começa às 19h30

Notícias
 

Fonte: Pedal Sonoro  |  Autor: Pedal Sonoro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de outubro de 2020

Ciclistas em Niteroi (RJ)

Ciclistas em Niteroi: desafio é ampliar rede cicloviária

créditos: Pedal Sonoro

O coletivo de ciclistas Pedal Sonoro, em parceria com outros atores sociais, transmite nesta quarta-feira o evento de lançamento em Niterói da campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições


Transmissão ao vivo pelo youtube ou facebook 


Em uma cidade com graves problemas de circulação é fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à pandemia de Covid-19. Com a disseminação do novo coronavírus, cidades no mundo inteiro tem priorizado deslocamentos mais seguros e saudáveis, principalmente de modo ativo, minimizando os riscos à saúde de seus cidadãos.


Para que os benefícios sociais, ambientais e econômicos da mobilidade sustentável –  caminhada, transporte público e bicicleta – sejam reconhecidos pelo poder municipal, é necessário sensibilizar o conjunto de eleitores para apoiar candidaturas comprometidas com esta questão, e ampliar a inclusão da pauta nas políticas públicas e legislações municipais.


A campanha já está em contato com dezenas de candidaturas ao Legislativo e Executivo em Niterói, de diversos partidos e de todos os espectros ideológicos. A partir da semana que vem, se iniciarão as atividades com o(a)s candidato(a)s, como bate-papos online e entrevistas.

 

"Esperamos realizar uma campanha ainda melhor do que a que realizamos em 2016. Já estamos em contato com mais de 30 candidaturas, incluindo os candidatos a prefeito. A partir de agora, com o lançamento da campanha, iniciaremos as atividades online diretamente com as (os) candidata(o)s, incluindo bate papos, entrevistas e análises dos Planos de Governo. Após esta primeira fase, vamos propor uma série de propostas para que as candidaturas se comprometam. Uma vez eleito(a)s, vamos cobrar!", explica Luís Araujo, integrante do coletivo Pedal Sonoro.

 

 

Sobre a campanha
A campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é um conjunto de ações da sociedade civil organizada, para inserir a mobilidade sustentável nos programas de governo de candidaturas municipais em 2020. Para isso, a coordenação nacional da iniciativa oferece, às organizações sociais que atuam com essa pauta nos municípios, auxílio para elaborarem e entregarem propostas às candidaturas, a fim de se comunicarem com a sociedade e sensibilizarem eleitores. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares, realizadas em eleições anteriores, tanto nos níveis municipal quanto nos  estaduais e no nacional.


Na cidade de Niterói o coletivo Pedal Sonoro é a organização responsável pela campanha e contamos com os seguintes parceiros: Biblioteca do Engenho do Mato (BEM); Bicicleta e Companhia; Bike Anjo Niterói; Coletivo Amaravista; Coloussus - Coletivo de Ciclologística; Desabafos Niteroienses; Ecoando – ecologia e caminhadas; Lagoa Para Sempre; Niteroi Para Pessoas; Papo de Bicicleta; Pedalada Sinistra; Podcast Sempre em Frente; Ponto Org; Quintal dos Pescadores de Itaipú e Roda Verde. 

 

Nacionalmente, a campanha é coordenada pelas seguintes organizações: Cidade a Pé – Associação Pela Mobilidade a Pé em São Paulo; Como Anda; Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e UCB – União de Ciclistas do Brasil.


Clique aqui
 para saber mais sobre a campanha na cidade!


Leia também:
Uma campanha pela mobilidade sustentável nas eleições
Ciclistas e pedestres nas eleições de 2020
As crianças e seus caminhos
Expresso #20: Bikes elétricas para compartilhar. Mas só no Rio
Na Inglaterra, os primeiros ônibus de dois andares a hidrogênio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário