Ciclistas e pedestres nas eleições de 2020

Idec e UCB chamam ativistas de todo o país a integrar ação para influenciar candidatos em apoio a ciclovias, calçadas e cidades redesenhadas para a mobilidade ativa

Notícias
 

Fonte: UCB/Idec  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de junho de 2020

Ciclistas e pedestres
créditos: Foto: Plamurb

 

A União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) estão convidando organizações de todo o Brasil a participar de uma ação unificada de estímulo à mobilidade ativa nas eleições programadas para outubro de 2020.


O objetivo é obter compromissos de candidatos às prefeituras e câmaras municipais para a melhoria das condições de circulação de pessoas a pé, em cadeiras de rodas e em bicicletas nas cidades do país. Neste ano a ação também inclui propostas para a melhoria dos transportes público, tanto em relação às tarifas, como ao conforto e segurança dos passageiros.

Leia o documento recém-lançado:

Chamada de oganizações coletivas de mobilidade para integrar a campanha "Mobilidade Sustentável nas Eleições, como correalizadoras ou apoiadoras

A União de Ciclistas do Brasil e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor iniciaram, em outubro de 2019, a  Campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”.


A Campanha tem como propósito apoiar associações, movimentos sociais, instituições e outros formas de atuação da sociedade civil organizada na atuação política durante as Eleições Municipais de 2020. Esta visa aproveitar a importância das eleições para incluir a mobilidade sustentável no debate político, que para nós significa abandonar a centralidade do transporte individual motorizado, para dar lugar e recursos aos meios de transporte socialmente mais inclusivos e eficientes energeticamente, isto é: a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo.


Para isso, a campanha prestará assessoria por meio de orientações técnicas e materiais de apoio para comunicação, que serão disponibilizados em um portal na internet para quem se cadastrar utilizar para influenciar as candidaturas a prefeitura e a vereança em suas respectivas cidades. A Campanha não dispõe de orçamento próprio e seus recursos disponíveis constituem-se unicamente da carga horária de membros das instituições correalizadoras.


A campanha começará a ser divulgada em junho/2020 e o seu sítio eletrônico entrará em operação em 31/07/2020.


Como a Campanha também tem como foco a inclusão de ações em prol da mobilidade a pé, por bicicleta e por transporte público coletivo nos programas de governo de governo e legislaturas, a UCB e o Idec, apesar de sensíveis e defensores da mobilidade a pé, abrem por meio deste comunicado um chamado para que organização coletiva interessada e diretamente ligada à causa participe como correalizadora da campanha e figure como apoiadora. O prazo para manifestação de interesse é até o dia 24/05/2020.


União de Ciclistas do Brasil (UCB)
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)


Como aderir ou apoiar:
Organizações que tenham interesse em participar diretamente ou apoiar esta iniciativa devem entrar em contato por email com o Idec ou com a UCB

 

Leia também:
Calçada vai ser tema nas eleições municipais
Como reprogramar as ruas para a mobilidade a pé?
Coronavírus e mobilidade ativa em Belo Horizonte
Carta Aberta pede mobilidade mais humana e sustentável no DF
Universidades holandesas discutem fim da pandemia
Agora é Londres... contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas amplas  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário