Em Cuiabá, somente duas candidaturas apoiam a mobilidade ativa

Maioria dos candidatos aborda faixas de ônibus e revisão das concessões do transporte. E ninguém menciona a redução de acidentes e mortes no trânsito

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de novembro de 2020

Cidade prioriza o carro. Foto: Av. Miguel Sutil (t

Cidade prioriza o carro. Foto: Av. Miguel Sutil (trincheira)

créditos: Christiano Antonucci/ Gov. MT


Basta passar os olhos nos programas dos cinco candidatos que lideram a corrida eleitoral para prefeito em Cuiabá para notar uma curiosa lacuna: não há menção ao veículo leve sobre trilhos, o VLT de Cuiabá, obra do governo estadual, realizado com recursos federais, e paralisada há seis anos. O projeto, que deixou grandes cicatrizes nas vias da capital matogrossense, somente é citado no programa da candidata Gisela Simona (PROS), e mesmo assim de passagem, no trecho que trata da revisão dos contratos do transporte público. No mais, ninguém diz se e como pretende retomar as negociações para a conclusão da obra.


A situação da mobilidade urbana na capital do Mato Grosso não é exceção no país: trânsito congestionado, pedestres e ciclistas expulsos do espaço público, transporte público travado nas ruas, e pouco espaço para a participação social nas decisões. A cidade, que é a sede da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas e circulam mais de 420 mil veículos, segue priorizando o transporte individual e os investimentos em obras de infraestrutura, como viadutos, trincheiras, pavimentação, alargamento de vias, com redução de áreas verdes e calçadas. A mobilidade sustentável, quando citada por algum candidato, entra superficialmente, sem metas, nem prazos para implementação.


Para ajudar na escolha do eleitor, buscamos conhecer o que pensam sobre o tema os cinco candidatos à frente da última pesquisa Ibope, de 16 de outubro. São eles: Abílio Júnior (Podemos), Emanuel Pinheiro (MDB),  Roberto França (Patriotas), Gisela Simona (PROS) e Julier Sebastião (PT).


O atual prefeito Emanuel Pinheiro tenta a reeleição e ocupa a segunda colocação na preferência do eleitorado cuiabano. Na área de mobilidade seu programa limita-se a lembrar o papel de um gestor: "Cabe ao poder público e à iniciativa privada incentivar novas formas de transporte, como a mobilidade corporativa, a carona solidária, diversidade dos modais e a ampliação dos corredores exclusivos de ônibus...". Os demais trechos do programa destacam as obras realizadas pelo atual prefeito e admitem que algumas precisam ser concluídas. No final, reconhece que "a infraestrutura existente precisa de manutenção... na adaptação de ruas, avenidas, espaços públicos, paradas de ônibus - com previsão de rampas, pisos especiais, espaços adequados e sinalização", e na maior integração do transporte público.


Transporte público que, aliás, aparece também no programa do candidato líder das pesquisas eleitorais na cidade, Abílio Júnior. Mas que não deve ser prioridade, ou não haveria tanto espaço dedicado a outro tema, o das multas de trânsito, de interesse de motoristas do transporte individual. Entre as propostas (não detalhadas) para o transporte coletivo, estão: pagamento mensal/semanal do bilhete único; faixas exclusivas; e a reavaliação da licitação dos ônibus. O programa oferece vantagens para os infratores de trânsito, como a criaçao de um app para recorrer das multas, e  o parcelamento desse valor em até 24 vezes. O programa promete ainda "fazer de tudo para o carro não ser guinchado", e acabar com a remoção dos veículos ao pátio do serviço de trânsito, "para facilitar".


O candidato Roberto França (Patriotas), por sua vez, cita uma única vez o transporte público, mas pela via da infraestrutura. Os ônibus aparecem no trecho em que fala sobre: "Revitalizar pavimentação asfáltica das linhas de ônibus que ligam o centro/bairros e as ruas e avenidas com maior circulação de veículos". Ao fazer uma busca no programa, descobre-se que o termo "mobilidade urbana" não é sequer citado. E, se Abílio Júnior cita, apenas cita, ciclovias e plano cicloviário, esses modos de mobilidade ativa passam ao largo do programa de França, onde não há referência alguma a ciclovias ou calçadas.


Mobilidade ativa
A mobilidade ativa aparece nos programas de dois candidatos - Gisela Simona e Julier Sebastião - como integrante do Plano de Mobilidade Urbana que ambos prometem implementar em Cuiabá. O programa de Simona enfatiza a ideia de valorizar os deslocamentos a pé e por bicicleta, além de consolidar o sistema de bikes e patinetes compartilhados por parceria com a iniciativa privada, e (sem especificar datas) implantar uma malha cicloviária na cidade. Discute ainda "políticas de mobilidade urbana que valorizem a circulação de pedestres, ciclistas e clientes do sistema de transporte coletivo, em detrimento dos automóveis estacionados nos espaços públicos". Por outro lado, a candidata acredita que a construção de três avenidas estruturais interligando diferentes regiões da cidade seria um modelo para diminuir os congestionamentos e melhorar o trânsito.


Clique e veja o infográfico com as visões dos candidatos sobre mobilidade em Cuiabá:

 

Calçadões e espaços públicos livres
O programa do petista Julier Sebastião evita esse caminho das grandes obras ao destacar - é verdade que em termos bem genéricos - diretrizes para uma cidade inclusiva. Defende a criação do chamado Espaço Livre Público, composto por calçadões, calçadas e ruas, além de áreas de preservação, parques e praças, integrados a equipamentos comunitários. Seriam, segundo o programa, "eixos naturais e vetores de deslocamento que contribuem na estruturação uma rede a partir de modais de transporte ativo, integrados com importantes vias e terminais do transporte público."


Em uma cidade de clima quente como Cuiabá, incentivar a mobilidade pedestre e ciclística significa falar em melhorar a arborização nas ruas. Três programas se ocuparam das áreas verdes urbanas: o de Abílio Júnior, que promete planejar praças e parques nas periferias; Julier Sebastião, que fala na criação de "áreas de preservação ambiental e de arborização urbana"; e Gisela Simona, que diz que irá dedicar-se a um "plano de arborização urbana" para o qual disporá de uma equipe voltada exclusivamente para o plantio de árvores.

 

Se quiser, acesse e leia os programas de todas as candidaturas:

Abílio Júnior (Podemos)
Aécio Guerino de Souza Rodrigues (PSL)
Emanuel Pinheiro (MDB)
Gilberto Lopes Filho  (PSOL)
Gisela Simona (PROS)
Julier Sebastião (PT)
Paulo Henrique da Silva Grando (Novo)

Roberto França (Patriotas)

 

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