Candidatos em Teresina insistem em obras que privilegiam o carro

Muitas promessas de mais viadutos, pontes e avenidas, e poucos planos para a mobilidade ativa. Confira os programas à prefeitura da capital do Piauí

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Luan Rusvell/ Mobilize  |  Postado em: 11 de novembro de 2020

Trânsito congestionado no centro de Teresina

Trânsito congestionado no centro de Teresina

créditos: Lucas Dias/GP1


Há três semanas o Mobilize está lendo e analisando os programas dos candidatos a prefeito que lideram as pesquisas eleitorais nas capitais do Brasil. Neste trabalho, adotamos o critério de analisar somente os programas dos cinco candidatos melhor classificados nas pesquisas eleitorais.  Para isso, estamos considerando os textos registrados pelas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Teresina (PI), contamos com a colaboração do pesquisador e ativista Luan Rusvell, que fez a leitura e análise dos programas:

 

Ao analisar os programas dos candidatos à frente das pesquisas eleitorais* em Teresina, a conclusão é que não será a próxima gestão a que promoverá mudanças significativas para superação do modelo de investimento em obras viárias como pontes e viadutos, voltadas ao transporte individual motorizado. E que, mais uma vez, pedestres e ciclistas terão de brigar com o poder público pelo seu direito ao espaço público.       

 

O candidato a prefeito que lidera as pesquisas em todas as regiões da cidade - zonas leste, norte, sudeste, sul e rural - é José Pessoa Leal (MDB), que concorre com o apelido de Dr. Pessoa. Em segundo lugar está Kleber Montezuma (PSDB), seguido de Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT) e Gessy Fonseca (PSC), nessa ordem. 

 

No programa do primeiro colocado, o "Dr. Pessoa", em todas as referências que faz à mobilidade urbana, as propostas que aparecem privilegiam explicitamente o carro. No seu plano de governo constam projetos esquemáticos para a construção de quatro viadutos em Teresina, sendo três deles na principal avenida, a Frei Serafim, importante patrimônio histórico da cidade. Projetos nessa linha vêm sendo, não é de hoje, bastante questionados por urbanistas e outros especialistas, principalmente pelo impacto que podem causar ao patrimônio público. 

 

O candidato do MDB também é o único que não propõe ações concretas para mobilidade por bicicleta: em nenhuma das 155 páginas do seu programa aparecem as palavras bicicleta, nem mobilidade ativa. Se algo de positivo pode ser destacado no programa de José Pessoa é o fato de ser ele o único candidato a propor o passe livre estudantil, historicamente a principal pauta do movimento estudantil de Teresina. 

 

Também o tucano Kléber Montezuma não escapa da lógica de priorizar o automóvel. O candidato, que faz parte da atual gestão (é secretário Municipal de Educação), traz em seu plano de governo uma tabela com as obras em execução e outras propostas de obras para a mobilidade urbana. Em valores: são R$ 158 milhões para a construção de pontes, viadutos e novas avenidas (que favorecem principalmente o carro), aproximadamente R$ 24 milhões na construção de corredores de ônibus, e apenas R$ 2 milhões em mobilidade ativa, com obras para implantação de ciclovias. A discrepância é imensa. 

 

O candidato que mais apresenta compromissos com a mobilidade ativa, principalmente por bicicleta, é Fábio Novo. O petista também é o que mais avança em propostas de participação social, com uma agenda de ampliação e fortalecimento dos conselhos municipais, inclusive com a criação do Conselho Municipal de Transporte. 

 

Clique, amplie e veja como se posiciona cada candidatura em relação à mobilidade:

 

 

Transporte público
De maneira geral, todos os candidatos propõem ações para melhoria do sistema de ônibus da cidade. O "Inthegra", ou, Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Teresina, é um modelo que vem sendo implantado desde 2014, mas que é alvo de muitas críticas. Para especialistas em mobilidade urbana, o atual sistema piorou a vida de quem vive nas periferias, que agora precisam pegar mais ônibus e fazer integração para os deslocamentos diários, aumentando o tempo de viagem.


Outro aspecto do transporte que beneficiaria a cidade ao melhorar a qualidade do ar seria renovar a frota com veículos elétricos, ou menos poluentes. Mas somente dois candidatos citam em seus programas ações para a redução das emissões de CO² - Fábio Novo e José Pessoa Leal.


Três dos cinco candidatos - Fábio Novo, Gessy Fonseca e Fábio Abreu - propõem ainda um sistema de transporte fluvial. A ênfase, no entanto, não é dada à mobilidade urbana, mas a um serviço voltado apenas para o turismo. De todo modo, vale destacar, já que a navegação por rios é uma promessa antiga dos políticos locais. 

 

Leia os programas dos 13 candidatos de Teresina:

Diego Gomes Melo (Patriota)

Fábio Abreu (PL) 

Fábio Novo (PT)

Fábio Sérvio (PROS)

Gervásio Santos (PSTU)

Gessy Fonseca (PSC)

José Pessoa Leal (MDB)

Kleber Montezuma (PSDB)

Lourdes Melo (PCO)

Lucineide Barros (PSOL)

Mário Rogério (Cidadania)

Pedro Laurentino (UP)

Simone Pereira (PSD)

 

___________________

*
Pesquisa do Instituto GP1, divulgada no dia 6 de novembro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o nº PI-02639/2020.

 

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