Florianópolis ganha ciclovia elevada, com árvores, e trechos em ciclofaixa

Implantada ao longo de uma grande avenida, estrutura cicloviária de 3,3 km conecta dois bairros da capital catarinense e passa por dois campus universitários

Notícias
 

Fonte: OCP News  |  Autor: Ewaldo Willerding Neto  |  Postado em: 19 de novembro de 2020

Ciclovia na Av. Madre Benvenuta: nos moldes da Av.

Ciclovia na Av. Madre Benvenuta: nos moldes da Av. Paulista

créditos: Leonardo Sousa/PMF

Dentro de duas semanas, segundo a Prefeitura de Florianópolis, deverão estar concluídos os 3,3 km de estrutura cicloviária implantada ao longo da Avenida Madre Benvenuta. Essa via é estratégica para quem pedala, pois além de interligar dois bairros - da Trindade e do Santa Mônica -, fica em uma região servida por dois campus universitários: UFSC e UDESC.     

 

O trecho em ciclofaixa deve ser entregue nos próximos dias na Trindade. E também as obras de revitalização da avenida pelos lados do Santa Mônica - que já dispunha de ciclofaixa e ciclovia em pontos descontínuos - onde será finalizada a implantação de uma ciclovia central. 

 

A ciclovia central, de 600 metros de extensão, inicia na altura do Angeloni e vai até próximo da Udesc, e foi projetada nos moldes da estrutura existente na Avenida Paulista, em São Paulo. Trata-se de uma ciclovia elevada e bidirecional, ou seja, fica acima do nível da via e conta com duas faixas em sentidos contrários. 

 

Já a nova ciclofaixa, no lado direito da Madre Benvenuta, sentido Trindade-Santa Mônica, vai garantir maior conforto e segurança aos ciclistas que quiserem alcançar a ciclofaixa existente entre o Shopping Iguatemi e o Angeloni, após atravessarem a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes.

 

A ciclovia central, que recebeu proteção lateral com guarda-corpo, além de iluminação cênica, também foi projetada de modo a manter as árvores do antigo canteiro da Avenida Madre Benvenuta, tendo, inclusive, recebido grelhas de proteção. 

 

Ciclovia conta com iluminação cênica e árvores no canteiro central. Foto: Leonardo Sousa/PMF

 

Revitalização

As obras de revitalização da Avenida Madre Benvenuta, que abrange os bairros da Trindade e do Santa Mônica, iniciaram na segunda quinzena de janeiro, ao custo de R$ 5,2 milhões. Os trabalho incluem ainda a restauração do pavimento asfáltico e obras de drenagem, ambos já concluídos. 

 

“A revitalização vai contribuir, e muito, para a mobilidade urbana, uma vez que é circuito de várias universidades e acesso à SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que também é rota para as praias”, atesta o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

 

Para o término dos serviços falta apenas a restauração do passeio (calçada), no trecho oposto à Udesc, e a sinalização viária, no lado da Trindade, diz a prefeitura, acrescentando que a restauração de passeios e meio-fios segue as normas de acessibilidade.

 

Leia também:
Ponte Hercílio Luz e o espaço ocupado por carros, ônibus e bikes
Florianópolis: prefeitura vai ampliar ciclovia na Lagoa
Barco é alternativa de mobilidade em Florianópolis
Florianópolis: ônibus extra para evitar contágios
Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário