Bicicultura Floripa está chegando! Consulte a programação

Florianópolis (SC) será anfitriã, de 15 a 19, do maior encontro de bicicleta e cicloativismo do país, com palestras, festas, pedaladas e oficinas para todos os públicos

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Bicicultura  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de novembro de 2023

Bicicultura, na 9ª edição, acontece agora em Flori

Bicicultura, na 9ª edição, acontece agora em Florianópolis

créditos: Prefeitura de Florianópolis/ Divulgação

O Bicicultura - Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo* - está com uma programação recheada de atrações e novidades. A programação é gratuita e será realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Campus Trindade).

 

A abertura será na noite do dia 15, com uma série de homenagens e apresentações artísticas em que não faltarão manifestações culturais da Ilha, como o tradicional Boi-de-Mamão. Nos demais quatro dias do encontro haverá palestras, rodas de conversa, oficinas, pedaladas, Biciculturinha, artes, esportes, intervenções urbanas, feira e festas, entre outras atrações. Ao todo, estão previstas 57 atividades, conduzidas por mais de 90 expositores.

 

O Bicicultura, como o nome sugere, trata de temas relacionados à cultura da bicicleta, e conta com a apresentação de pesquisas e debates sobre cicloturismo, educação, gênero, sustentabilidade e ativismo. 

 

Pesquisadores universitários, técnicos, gestores públicos, parlamentares, membros da sociedade civil e empresários estão na lista de convidados confirmados para as palestras. São mais de 200 inscritos, conta André Soares, representante da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e integrante da comissão organizadora do Bicicultura: “A proposta é apresentar conferencistas diversos e representativos”, ressalta.

 

Palestras  

Uma vasta agenda de palestras foi preparada para a edição 2023 do Bicicultura. Entre os destaques, estão os representantes da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades (Semob), Antônio Espósito e Cláudio Silva, que apresentam dados dos “Programas federais sobre mobilidade ativa e transporte público”. 

 

Também participam Gabriel Reis e Lucas Pacobahyba, representantes a empresa Tembici, que ainda este ano trará para Florianópolis o seu sistema de bicicletas compartilhadas.

 

Outra palestrante é Danielle Hoppe, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) que abordará o “Planejamento para cidades cicloinclusivas”. 

 

Os deputados estaduais Goura  Nataraj, do Paraná, e Marquito, de Santa Catarina, marcam presença com um tema relevante para o avanço da mobilidade sustentável nos municípios: "Como promover a ciclomobilidade no Poder Legislativo". 

 

Já o WRI Brasil traz Bruno Batista e Karolina de Jesus para abordar o planejamento urbano nas cidades, na palestra: "Desenho seguro de infraestrutura cicloviária". Também o professor da UFSC, Elson Pereira,  tratará de "Mobilidade, apropriação do espaço urbano e democratização da cidade". 

 

A Prefeitura de Florianópolis estará representada pelo secretário municipal de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, e pela diretora de Projetos da pasta, Eduarda Alves

 

Outra prefeitura que participa do Bicicultura é a de Niterói (RJ), representada pelo arquiteto e urbanista Filipe Simões, coordenador do programa Niterói de Bicicleta, que debaterá as "Políticas cicloinclusivas sob a perspectiva das prefeituras".

 

A participação no Bicicultura é inteiramente gratuita. Inscrições prévias podem ser feitas via formulário do Google.  

Para acessar a programação completa, clique nesta página do Bicicultura. E para mais informações, acesse o site do evento. 

 

 

Serviço

Bicicultura Floripa 2023

Dias: de 15 a 19/11

Horário: Abertura na noite do dia 15. Outras atividades (manhã, tarde e noite) nos dias 16, 17 e 18. Encerramento no domingo (19).

Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC - R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, 570, Pantanal

Realização: Amobici; ABC Pró Ciclovias; Bruxas da Bike; União de Ciclistas do Brasil

Apoio: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Nathor Bicicletas, Tembici, ITDP Brasil, Movimento ODS SC, WRI Brasil, Revista Bicicleta e Sacis

 

*Edições: Brasília (2008); Sorocaba (2010); São Paulo (2016); Recife (2017); Rio de Janeiro (2018); Maringá (2019); online (2020 e 2021); Belém (2022); Florianópolis (2023); e Brasília (2024)

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Bicicultura Floripa 2023
Até domingo (10), tem Bicicultura em Belém do Pará
Niterói, única cidade brasileira convidada ao Velo-City 2022, na Eslovênia
Todo dia é dia de bicicleta
ParanaBici é destaque na Alep

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário