Niterói, única cidade brasileira convidada ao Velo-City 2022, na Eslovênia

Cidade fluminense participa, na capital eslovena Ljubljana, da conferência internacional sobre mobilidade por bicicleta, que prossegue até sexta (17)

Notícias
 

Fonte: O Fluminense  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de junho de 2022

Apresentação de Niterói em evento na Eslovênia

Apresentação de Niterói em evento na Eslovênia

créditos: Divulgação

Graças à política de incentivo à mobilidade por bicicleta desenvolvida na cidade fluminense, a equipe da Coordenadoria Niterói de Bicicleta foi convidada a participar da Velo-City, maior conferência internacional sobre mobilidade por bicicleta, que este ano acontece em Ljubljana, capital da Eslovênia, na Europa Central. 

 

Niterói é a única cidade brasileira presente no evento deste ano, que começou no dia 14 e vai até amanhã, sexta-feira (17). No encontro, estão reunidos o setor público, representantes da sociedade civil, da academia, da iniciativa privada e de outros setores de cidades de todo o mundo. 

 

A cidade está representada pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, programa de incentivo ao ciclismo da Prefeitura Municipal. O responsável, Filipe Simões, enfatiza que Niterói é o único município brasileiro a participar deste fórum, apresentando os significativos avanços dos últimos anos sobre mobilidade por bicicleta. Durante o evento, estão apresentando trabalhos nas áreas de infraestrutura cicloviária e fomento à cultura da bicicleta.

 

“A criação e o fortalecimento da Coordenadoria se relacionam com a consolidação de Niterói como referência nacional e internacional nas políticas públicas de promoção à mobilidade por bicicleta. A meta é tornar Niterói uma cidade ainda mais ciclável, na qual todos aqueles que desejarem possam pedalar com segurança em harmonia com os demais modais de transporte”, ressalta Simões, que está acompanhando a equipe na conferência.

 

O diretor de infraestrutura cicloviária da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, João Pedro Boechat, apresentou o trabalho “Microdesign de Infraestrutura Cicloviária” na mesa de debates sobre as diferentes abordagens para a infraestrutura cicloviária, compartilhando as experiências de Niterói com representantes das cidades de Amsterdã e Copenhague.

 

“Estes novos elementos são as chaves para o melhor uso, a qualidade e legibilidade da malha cicloviária. Desta forma, é possível prover ciclovias e ciclofaixas mais seguras e atrair ainda mais pessoas para adotarem a bicicleta como alternativa de mobilidade. Segurança viária, conforme indicam os dados locais e internacionais, é um dos principais fatores que atraem mais pessoas para este modal”, declarou Boechat.

 

Mulheres ciclistas

No debate sobre promoção de igualdade de gênero na mobilidade, a diretora de Educação e Comunicação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto, apresentou um panorama do crescimento da participação das mulheres pedalando na cidade. 

 

De acordo com a última edição Pesquisa Nacional de Perfil do Ciclista, de 2021, e um levantamento realizado pela ONG Ciclocidade, em 2019, Niterói é a cidade com maior número de mulheres pedalando no país. A média nacional está em torno de 15% atualmente e, em Niterói, essa proporção é cerca de 35%.

 

“Temos muito orgulho de ser a cidade com o maior percentual de mulheres pedalando no Brasil, e o nosso desafio é seguir avançando por mais igualdade de gênero na mobilidade por bicicleta. A troca de experiências com as iniciativas de outras cidades é muito rica e inspiradora”, diz Porto.

 

E atenção: o próximo evento, o Velo-City 2023, já está marcado, e será em Leipzig, na Alemanha, entre os dias 27 e 20 de junho.

 

Leia também:
E o Velo-City 2021 começou hoje (6) em Lisboa
Todo dia é dia de bicicleta
Niterói amplia malha cicloviária, com mais 2,5 km
Volta às aulas, mas usando a bicicleta, propõe ação em Niterói (RJ)
Em julho, Belém recebe o Bicicultura 2022



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário