A cidade de Niterói (RJ) será palco, entre os dias 4 e 7 de setembro, do 12º Niterói Bike Fest Bicicultura, o principal encontro brasileiro voltado à mobilidade por bicicleta e ao cicloativismo.
Com a expectativa de atrair cinco mil participantes, entre moradores da cidade e visitantes de diversas regiões do país, esta edição do evento ocupará os espaços do Reserva Cultural, na região central.
Programação
Ao longo dos quatro dias, o público poderá aproveitar diversas atividades gratuitas, como pedais, palestras, rodas de conversa, oficinas, feiras e atrações culturais. Serão mais de 40 atividades, como conferências com palestrantes nacionais e internacionais, Copa UpHILL, gincana cultural, escola Bike Anjo e passeio ciclístico do Dia Mundial Sem Carro.
Para o público infantil, haverá o Biciculturinha, espaço para brincadeiras e atividades educativas que estimulam, desde cedo, o uso seguro e divertido da bicicleta. Outra atração aguardada é o Desafio UpHILL, com percurso de aproximadamente 2,5 km de distância e ganho de elevação de 260 metros.
Palestras, conversas, conferências
Participam das discussões do encontro especialistas, ciclistas, ativistas, pesquisadores e gestores públicos, que promoverão debates e trocas de experiências sobre cidades mais acessíveis, seguras e humanas. Entre as participações internacionais, um dos destaques é Marcelo Metediera, presidente da Unidade Nacional de Segurança Viária do Uruguai e ex-prefeito de Canelones.
Está confirmada também a conferência “Mobilidade Ativa, Clima e COP 30” que abordará como a mobilidade ativa, especialmente o uso da bicicleta, pode contribuir para enfrentar as mudanças climáticas, tema da conferência ambiental que o Brasil sedia em novembro.
A programação do Bicicultura fecha com chave de ouro no dia 7 (Dia Mundial Sem Carro), com um passeio ciclístico de cerca de 16 km, com largada às 9h30 no Reserva Cultural. O trajeto percorre pontos emblemáticos da cidade, como a orla da Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Praia de Icaraí, Estrada Fróes, São Francisco e Charitas, retornando ao ponto de partida. O percurso foi pensado para valorizar as paisagens da cidade e reforçar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano, dizem os organizadores.
Clique aqui para ver a programação completa do Bicicultura 2025
O 12º Bicicultura - Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta - é uma realização da Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), da Bike Anjo Niterói e da União de Ciclistas do Brasil (UCB), com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.
Serviço
Bicicultura, Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta
Quando: de 4 a 7 de setembro
Local: Reserva Cultural - Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos
Programação completa e inscrições, clique nos sites: https://bicicultura.org.br/ e https://niteroibikefest.com.br/
Leia também:
Bicicultura 2025, em Niterói (RJ), está com inscrições abertas
Bicicultura e Fórum Mundial da Bicicleta começam nesta quarta (4)
Montreal, no Canadá, vai sediar o Fórum Mundial da Bicicleta 2025
Prefeitura de Niterói (RJ) vai ouvir população sobre uso da bicicleta
As duas ciclovias mais movimentadas do país estão em Niterói (RJ)
Apoie o Mobilize Brasil
