Vem aí o 1º Passeio de Bikes Elétricas em Niterói (RJ)

Passeio com e-bikes será no próximo sábado (16), organizado pela prefeitura. Proposta é celebrar o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Niterói  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de março de 2024

Niterói: mais ciclovias, mais bikes, inclusive elé

Niterói: mais ciclovias, mais bikes, inclusive elétricas

créditos: Douglas Macedo/ Pref. de Niterói

No próximo sábado, 16 de março, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, evento que existe desde 2011. Para celebrar a data, a Prefeitura de Niterói (RJ) promove o 1º Passeio de Bikes Elétricas do Brasil.

 

Segundo o governo, o objetivo é "demonstrar o comprometimento da cidade com a mobilidade sustentável e um futuro cada vez mais verde", diz a nota de divulgação do evento. Para participar da atividade, basta fazer inscrição neste link.   

 

A concentração será às 9h, na Praia de Icaraí, em frente à Igreja de São Judas Tadeu; e o término no Mercado Municipal, no Centro, informam as Secretarias Executiva e do Clima e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que organizam a pedalada. 

 

Na opinião do secretário do Clima, Luciano Paez, a cidade vem se destacando por investir cada vez mais na mobilidade ativa e sustentável, e seus moradores tem "alto grau de sensibilização quanto às mudanças climáticas": “Niterói possui características naturais incríveis para o aproveitamento de formas diversas e integradas de transporte. [...] As bicicletas já são uma realidade para o niteroiense e incentivar esse uso, inclusive das elétricas, faz bem para a população, além de permitir uma melhor fluidez no trânsito. E, é claro, melhorar a qualidade do ar.”

 

Crescimento das elétricas

Recentemente, a Prefeitura anunciou o lançamento de seu programa de compartilhamento de bicicletas, o Nit Bike, que promete espalhar 50 estações e 600 bikes pela cidade. Ao mesmo tempo, deverão ser implantados 2,75 km de novas ciclovias para viabilizar a interligação entre as estações do sistema, o que dará um total de 83,75 km de infraestrutura cicloviária municipal. Com a ampliação das ciclovias, o número de ciclistas de bicicletas elétricas deverá igualmente crescer, ainda mais.

 

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, destaca as bikes elétricas como um atrativo para o público que usa o automóvel e pensa em experimentar a opção de mobilidade sustentável. Para ele, a tecnologia dos veículos elétricos, que dão possibilidade de percorrer grandes distâncias, é o fator relevante para esse público.

 

“As bicicletas elétricas são uma importante alternativa de mobilidade urbana. Em relação às convencionais, permitem alcançar distâncias mais longas com o mesmo nível de esforço. Por isso atraem com mais facilidade o público que ainda usa o automóvel em seu dia a dia. Isso é bom para a cidade, para o trânsito e, certamente, para o clima”, ressalta Simões. 

 

Serviço

1º Passeio de Bikes Elétricas, em Niterói (RJ)

Data: 16 de março 

Concentração: Igreja São Judas Tadeu, Praia de Icaraí

Horário de saída: 9h

Trajeto: Da Igreja São Judas Tadeu até o Mercado Municipal de Niterói

Inscrição pelo link https://forms.gle/9mL5KmaAMeV4YsLu7

 

Leia também:
Niterói: novos contadores de ciclistas e bikes públicas gratuitas
Nova York inaugura estações públicas de recarga para e-bikes
Bike Poa chega a 100 estações, agora também com bikes elétricas
11º Bicicultura e 13º Fórum Mundial da Bicicleta

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário