Niterói amplia malha cicloviária, com mais 2,5 km

Novo trecho atende a bairros da zona norte e permitirá futura conexão da área com o centro da cidade e a estação das barcas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Prefeitura de Niterói  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 13 de abril de 2022

Pintura da ciclofaixa na zona norte de Niterói

Pintura da ciclofaixa na zona norte de Niterói

créditos: Foto: Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói


A Prefeitura de Niterói (RJ) anunciou ontem (12) que está implantando uma nova ciclofaixa na cidade, com 2,5 km de extensão.  A infraestrutura está sendo sinalizada na avenida Professor João Brasil, conectando o bairro da Engenhoca ao Fonseca e à Venda da Cruz, todos na zona norte da cidade

 

O responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, destacou que após a finalização da pintura, serão incluídos elementos de segregação para melhor segurança de ciclistas, motoristas e pedestres, além da requalificação do projeto de sinalização vertical. Em texto divulgado pela prefeitura, ele explica que a obra atende a uma demanda da população local e significa "mais um passo na expansão da malha cicloviária, com o objetivo de estimular este transporte sustentável, prático e de baixo custo". 

 

O projeto cicloviário foi desenvolvido pela própria Coordenadoria com apoio da Administração Regional da Engenhoca e da NitTrans, com foco na segurança viária. "Esta obra é parte da implantação de uma malha cicloviária mais segura para a Zona Norte e integra o programa Niterói 450 anos”, declarou Simões.

 

O projeto da ciclovia da avenida Professor João Brasil permitirá a integração com a futura ciclovia da alameda São Boaventura, uma das principais vias de Niterói, possibilitando deslocamento mais seguro dos ciclistas entre os bairros da zona norte e a região central da cidade.

 

Meta: 120 km até 2024
Lançado neste ano pela Prefeitura de Niterói, o chamado Plano Niterói 450 anos prevê ações de ampliação e requalificação da infraestrutura cicloviária na cidade. Na Região Oceânica, a meta é alcançar a marca de 60 km de ciclovias e ciclorrotas, além de concluir a implantação dos bicicletários e paraciclos. Na Região Norte, a previsão é de implantar ou requalificar 21,5 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A meta é chegar aos 120 km de infraestrutura cicloviária em Niterói até 2024.

 

Bicicletário e bikes compartilhadas
O programa prevê, ainda, o aumento de 113% do número de vagas disponíveis no Bicicletário Arariboia, de forma integrada ao projeto da nova Praça Arariboia, local de onde partem as barcas para a cidade do Rio de Janeiro. A prefeitura também está avaliando a implantação de um sistema de compartilhamento de bicicletas com 40 estações e 400 bicicletas nos bairros do Centro, São Lourenço, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa, Ingá, São Domingos e Gragoatá.


Leia também:
Volta às aulas, mas usando a bicicleta, propõe ação em Niterói
Expresso #70: Covid, tarifa-zero e bikes na volta à escola
Ciclovia lançada ontem (10) no Recife é antiga reivindicação
A fabulosa "superciclovia" dos Bandeirantes
Governo do Rio lança edital para novo modelo hidroviário em 2023


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário