Governo do Rio lança edital para novo modelo hidroviário em 2023

Empresa que vencer licitação deverá apresentar em oito meses estudos de viabilidade técnica e ambiental para operar o transporte por barcas nas baías fluminenses

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Gabriel Sabóia  |  Postado em: 22 de outubro de 2021

Nova modelagem deve orientar o serviço de barcas n

Nova modelagem deve orientar o serviço de barcas no Rio

créditos: Reprodução

A Secretaria Estadual de Transportes publicou, nesta quinta-feira (21), o edital de licitação para a nova modelagem do sistema aquaviário de transportes de passageiros e cargas do Rio de Janeiro. A atual concessão se encerrará em fevereiro de 2023 e uma nova empresa deve assumir os serviços, já que a atual operadora, a Barcas S.A., informou que não participará de uma futura disputa.

 

A empresa vencedora da licitação, que será aberta em 9 de dezembro para interessados, terá um prazo de oito meses para apresentar o novo modelo de transportes que deve ser adotado pela futura administradora dos serviços (que será escolhida em uma outra licitação).

 

Entre outros aspectos, a responsável pela nova modelagem dos serviços deverá apontar em seus estudos a viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental de novas linhas aquaviárias que atendam às necessidades da população dos municípios das baías de Guanabara, de Sepetiba e da Ilha Grande.

 

Desafios

O secretário de Transportes, Juninho do Pneu, afirmou que a nova licitação busca resolver problemas historicamente associados aos serviço aquaviário: "Essa modelagem tem o objetivo de materializar o novo paradigma de transporte aquaviário e deverá ser capaz de gerar soluções efetivas para os desafios impostos pelo cenário da mobilidade urbana pós-pandemia", disse.

 

No início desta semana, o presidente da CCR Barcas, João Daniel Marques da Silva, informou que a concessionária não participará de uma nova licitação.

 

"Hoje, enfrentamos até 70% de perda de demanda em algumas linhas. A nossa última viagem diária da linha Cocotá transporta, em média, 2 passageiros, em uma embarcação com capacidade de mil pessoas. São necessários subsídios para que o sistema funcione e, diante dos problemas, não vamos participar de uma nova licitação. O que vemos atualmente é que outros modais competem com o transporte aquaviário em relação aos passageiros. Essa discussão precisa ser feita antes que exista a passagem de bastão dos serviços", completou Silva.

 

Leia também:
Serviço de barcas do RJ vai mudar de operadora. Entenda o novo edital
Transporte marítimo em Florianópolis: ainda falta fabricar as barcas
Rio de Janeiro lança cartão único para todos os meios de transporte
Sai edital para implantação do modal aquaviário na Grande Vitória
Boji, o cão que adora transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário