Boji, o cão que adora transporte público

O animal foi adotado pelos passageiros dos bondes, ônibus, metrô e barcas em Istambul. E se tornou uma celebridade

Notícias
 

Fonte: Daily News Istanbul  |  Autor: Daily News Istanbul*  |  Postado em: 06 de outubro de 2021

Boji, o mascote dos transportes públicos de Istamb

Boji, o mascote dos transportes públicos de Istambul

créditos: Imagem Twitter

 

Um cão de rua se tornou uma celebridade na região metropolitana de Istambul, na Turquia, por usar ônibus, metrô e balsas para circular pela cidade. Depois que o animal começou a ser notado por várias pessoas nos transportes da cidade e suas fotos serem compartilhadas por moradores nas redes sociais, a autoridade Metropolitana de Istambul decidiu colocar uma coleira com seu apelido e um dispositivo para rastreá-lo e garantir sua segurança.

 

Os dados mostraram que o cão passou por 29 paradas em um dia, percorrendo uma distância de pelo menos 30 km em veículos de transporte público. De vez em quando, ele até viaja nas barcas que circulam pelo estreito de Bósforo, entre a Europa e a Ásia.

 

Mestiço, meio "vira-lata", o cão recebeu o apelido de Boji, que em turco significa um trem de rodas articuladas sob a extremidade de um veículo ferroviário. Explica-se: ele costuma dormir na área do boji.

 

Há dois meses um passageiro postou uma foto do cão em um bonde de Istambul. Depois disso, várias pessoas postaram fotos do cachorro em lugares separados, em ônibus, metrô e balsas, juntamente com as datas em que ele foi localizado.

 

 Boji circula no vagão da linha M4 do metrô de Istambul Foto: Twitter



Em agosto, Boji foi levado para o Abrigo Temporário de Animais de Kemerburgaz com a ajuda de equipes de especialistas da Diretoria de Serviços Veterinários do município. O exame revelou que Boji já havia passado antes por cuidados médicos, havia sido esterilizado e liberado de volta para a rua, ou seja, para o seu dia-a-dia.

 

De acordo com o dispositivo de rastreamento, que só pode ser verificado pelas autoridades municipais, Boji usa principalmente a linha de bonde T1, que vai do bairro  Kabatas a Bagcılar, através da península histórica de Istambul.

 

O segundo meio de transporte público favorito do cão é a linha de metrô M4, uma linha de transporte rápido de 27 km e 19 estações entre Kadıköy e Tavsantepe, no lado asiático da cidade. Boji conhece todas as regras do transporte público, incluindo a gentileza de dar passagem aos passageiros que desembarcam, esperá-los e entrar no trem depois que ele estiver totalmente vazio.]


Ele desce às estações de metrô, metros abaixo do solo, às vezes por elevador e às vezes por escada rolante. Nas balsas, circula pelo "terraço" se o tempo estiver bom, e abriga-se na parte coberta se o clima estiver frio ou chuvoso.

 

Até mesmo uma conta no Twitter foi aberta para Boji, com o nome de usuário “Istanbul’u Turlayan Köpek” (O cão viajante de Istambul), com artigos atualizando informações sobre onde ele foi visto pela última vez. As fotos compartilhadas na conta também mostram que o cão se dá muito bem com os passageiros.

 

Veja um vídeo da Istanbul Metropolitan Municipality TV (IBB)


 *Tradução e adaptação: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil

 

Leia também:
Bilheterias fechadas: solução para os usuários de metrô/trens em SP? (2021)
Elevador do Taboão, em Salvador, é reativado seis décadas depois (2021)

Animais domésticos são liberados no VLT de Santos (2019)
Aprenda com as formigas a planejar cidades para pessoas (2016)
Animais selvagens 'invadem' metrô de Paris (2014)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário