Ponte Hercílio Luz abre na segunda (27), com linha de ônibus gratuita

Após três décadas fechada, ponte ligando Ilha ao Continente é aberta a pedestres, ciclistas e transporte público. Com linha de ônibus grátis saindo do terminal da cidade

Notícias
 

Fonte: NSC Total/ PMF  |  Autor: NSC Total/ PMF  |  Postado em: 24 de janeiro de 2020

"Amarelinho" gratuito passará pela Ponte Hercílio Luz

créditos: PMF/Divulgação

Depois de confirmar para a próxima segunda-feira (27) a liberação da Ponte Hercílio Luz, que estava interditada por obras há quase três décadas, a Prefeitura de Florianópolis traz outra boa notícia: a entrada em operação da nova linha de ônibus 1119-Circular Ponte Viva, que será gratuita e funcionará já a partir da inauguração da estrutura. 

 

Em dezembro, a nova linha circulou de graça por parte do trajeto, passando pela cabeceira insular da ponte, em fase de teste. 

 

Agora, com dois veículos novos, os "amarelinhos", como são conhecidos os ônibus executivos na cidade, vão circular regularmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h10, com saída a cada meia hora do Terminal Urbano Cidade Florianópolis (Tecif).

 

Já aos finais de semana e feriados, quando o tráfego nas passarelas e pistas de rolamento da Ponte Hercílio Luz será exclusivo para pedestres e ciclistas, a linha fará um trajeto alternativo, para que a estrutura permaneça livre para o lazer da população. 

 

Circular Ponte Viva

O trajeto da nova linha 1119-Circular Ponte Viva será o seguinte: Terminal Urbano Cidade Florianópolis, Praça XV de Novembro, Rua dos Ilhéus, Rua Visconde de Ouro Preto, Praça Getúlio Vargas, Avenida Rio Branco, Rua Felipe Schmidt, Ponte Hercílio Luz, Avenida Governador Ivo Silveira, Rua General Eurico Gaspar Dutra, Rua Quatorze de Julho, e retorna pela Ponte Hercílio Luz, Rua Felipe Schmidt, Avenida Beira-Mar Norte, Avenida Gama D’Eça, Avenida Osmar Cunha, Rua Jerônimo Coelho, Rua Tenente Silveira, Rua Pedro Ivo, Avenida Paulo Fontes e retorno ao Terminal Urbano Cidade Florianópolis.

 

Para conferir os horários e o trajeto do circular em tempo real, basta acessar o site floripanoponto ou baixar o aplicativo, que tem o mesmo nome. 

 

O circular terá ar condicionado, wireless e USB. Os dois veículos que integram a linha também terão piso baixo, característica que facilitará o acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, sem a necessidade do tradicional elevador. 

 

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, aberta a partir de segunda-feira (27). Foto: Leonardo Sousa/PMF

 

Sem carros

Apesar de a ponte ser de responsabilidade do governo do Estado, é a prefeitura quem define quais veículos vão circular pela região. Assim, a partir de quarta-feira (29) outras linhas do transporte coletivo passarão sobre a estrutura. 

 

Nesse sentido, o projeto prevê uma entrada gradativa dos diferentes modais, começando com ônibus e veículos oficiais para depois seguir por táxis e transporte escolar. Carros particulares somente com um estudo de impacto a partir do segundo semestre, segundo a previsão da Secretaria de Mobilidade Urbana.

 

As obras na estrutura, porém, continuam. A empresa portuguesa Teixeira Duarte tem até março para retirar as bases provisórias instaladas sob o vão central. Os serviços, no entanto, não devem impactar no trânsito, afirmam os técnicos da Prefeitura.

 

Leia também:
Ponte Hercílio Luz será para pedestres, bicicletas e ônibus, diz prefeito
Florianópolis divulga projeto para a Ponte Hercílio Luz
Catamarã com 180 lugares ligará cidades da Grande Florianópolis
Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário