Na Alep, ParanáBici debate políticas públicas para a bicicleta

Na última semana, a Assembleia Legislativa do Paraná recebeu o Primeiro Seminário Paranaense de Cicloturismo e Ciclomobilidade. Veja como foi

Notícias
 

Fonte: Alep  |  Autor: Mobilize Brasil/Alep  |  Postado em: 05 de outubro de 2023

ParanaBici é destaque na Alep

Alep promove encontro sobre cicloturismo e ciclomobilidade

créditos: Assembleia Legislativa do Paraná

Com uma série de palestras, painéis, conferências e troca de conhecimento sobre mobilidade urbana sustentável, a Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na última semana, o ParanáBici, Primeiro Seminário Paranaense de Cicloturismo e Ciclomobilidade. Organizado pelo deputado estadual Goura (PDT), junto com o Consulado Honorário dos Países Baixos em Curitiba, a Escola de Gestão do Estado do Paraná e a Escola do Legislativo da Assembleia, a convenção trouxe profissionais técnicos que atuam na área de urbanismo, trânsito, meio ambiente e gestão pública, além de pesquisadores, estudantes e o público interessado no tema.

 

“O objetivo do ciclo de palestras é desenvolver e construir coletivamente a cultura da bicicleta nas políticas públicas do Paraná”, explica o deputado.  No decorrer do encontro, os participantes trocaram experiências sobre a importância de uma mobilidade urbana sustentável e debateram a implantação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor. Além do debate, o evento promove uma feira com produtos e serviços que movimentam a indústria da bicicleta no Estado, a ExpoBici.

 

“Temos que lembrar e observar o quanto que a bicicleta está crescendo em todo o Paraná enquanto política de Estado. Estamos vendo iniciativas das prefeituras e do governo do Estado para fortalecer o turismo e a economia da bicicleta, além da mobilidade urbana. Neste sentido, o Seminário visa trazer e proporcionar justamente essa troca entre prefeituras e entidades que estão trabalhando tanto a mobilidade urbana e o turismo de bicicleta. O Paraná já é o Estado com mais leis de cicloturismo aprovadas no país. Estamos, dessa forma, fomentando e fortalecendo a bicicleta enquanto política pública”, ressaltou Goura.

 
Participaram do encontro nomes como da arquiteta, urbanista e jornalista Renata Falzoni; do consultor em mobilidade, José Lobo; Robert Willem De Ruijter, Cônsul Honorário dos Países Baixos; Andreas Hoffrichter, Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha; Aline Justus, diretora da Escola de Gestão do Paraná; Francis Fontoura, coordenadora Administrativa da Escola do Legislativo; Sérgio Luiz Cordoni, membro titular das Promotorias de Justiça de Proteção do Meio Ambiente de Curitiba; Eduardo Bini, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil; Rogerio Chaves, diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná; Maria Carolina Maziviero, docente dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná e Maria Eugenia Fornea, CEO da incorporadora Weefor e Instituto WF.
 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:


Agenda: Bicicultura Floripa 2023

Mobilidade de João Pessoa ganha reforço internacional

Campo Grande inicia debate sobre Tarifa Zero

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário