Ônibus elétrico movido a energia solar começa a circular no Ceará

Veículo fabricado pela BYD tem 300 km de autonomia, e transportará funcionários de uma usina térmica, no percurso entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante (Pecém)

Notícias
 

Fonte: Tecmundo  |  Autor: Tecmundo  |  Postado em: 30 de novembro de 2020

Ônibus 100% elétrico alimentado por energia solar,

Ônibus 100% elétrico alimentado por energia solar, no Ceará

créditos: InsideEvs/ Reprodução

O distrito de Pecém, no Ceará, recebeu seu primeiro ônibus 100% elétrico alimentado por energia solar. Para fazer o deslocamento dos funcionários até à usina térmica (UTE) da companhia de energia EDP, o ônibus tem uma autonomia de 300 km, o que garante com folga o percurso entre o município de São Gonçalo do Amarante à companhia de energia.

 

Construído em chassi da BYD e carroceria da Marcopolo, o veículo conta com dois motores de 148 cavalos de potência e está sendo operado todos os dias pela Gertaxi, levando funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, em Pecém, onde está localizada a usina térmica. O trajeto é de cerca de 70 km, uma tarefa fácil para a bateria do ônibus elétrico.

 

Para suprir a demanda energética do ônibus elétrico, em toda a usina foram instaladas 183 placas solares para garantir independência da energia fornecida para o veículo da produção da UTE. A recarga da empresa está sendo feita no próprio estacionamento da companhia, próxima a uma estação de recarga para veículos elétricos convencional.

 

A introdução do ônibus é a primeira fase de aplicação desse projeto de deslocamento ecológico. A segunda fase determina a instalação de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaic, "OPV") compostos por células que geram energia elétrica a partir da luz solar.

 

Nesse caso, as células serão testadas em diversas condições climáticas do Nordeste para assegurar sua viabilidade para suprir a demanda energética de serviços de dentro do veículo — como entradas USB, iluminação, sistema de som e outros — diminuindo a dependência da carga das baterias.

 

Fruto de um investimento de R$ 4,85 milhões, o projeto foi desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Complexo Termoelétrico do Pecém, no Ceará, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

 

Tendência global

Esse modelo de ônibus elétrico já ganhou outras versões em outros países. No Alasca, Estados Unidos, estudantes ganharam um ônibus escolar totalmente elétrico em outubro. O veículo se tornou responsável pelo deslocamento dos estudantes da pequena cidade de Tok, substituindo um dos ônibus alimentados por motor a combustão.

 

Assim como o modelo brasileiro, a ônibus escolar elétrico também recebeu painéis solares exclusivos para alimentação das baterias, fornecido pela Tok Transportation. Parte delas foi inserida no sobre o veículo, a fim de otimizar o sistema elétrico do transporte.

 

Leia também:
Baterias ou células de combustível para mover veículos?
Cidade do Alasca (EUA) ganha seu primeiro ônibus escolar elétrico
Terminal de BRT em Sorocaba recebe cobertura de painéis solares
Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis
Israel testa carga rápida para baterias de ônibus elétricos
Projeto busca melhor armazenamento de energia em veículos elétricos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário