Está marcada para esta sexta-feira (6) a inauguração do VLT Expedicionários-Aeroporto, novo ramal da linha nordeste do sistema metroviário de Fortaleza. O Veículo Leve sobre Trilhos irá conectar, por meio da estação Expedicionários, a linha nordeste do metrô de Fortaleza (Parangaba–Mucuripe) ao Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Com 2,4 km de extensão, a nova linha facilitará o deslocamento de moradores e turistas entre a área urbana e o terminal aéreo. A capacidade do sistema é transporter até 35 mil passageiros por dia. E sua área total de influência, incluindo a conexão com o VLT Parangaba-Mucuripe, engloba uma população de cerca de 500 mil pessoas.
A viagem inaugural entre a Estação Expedicionários, no bairro Vila União, e a nova Estação Aeroporto terá a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito Evandro Leitão (PT), que farão a entrega da obra.

Mapa da futura conexão do VLT Parangaba–Mucuripe até a Arena Castelão. Imagem: Seinfra
Aeroporto-Castelão
No futuro, outro ramal do VLT fará a conexão entre o Aeroporto e a Arena Castelão (veja imagem). O projeto, em obras, tem previsão do governo para conclusão no próximo ano. No local, também está prevista a construção de um terminal de ônibus, o que deve ampliar a integração da futura Estação Castelão ao sistema de transporte urbano.
O trecho Aeroporto-Castelão terá 5,1 km de extensão - dos quais 3,2 km serão em trecho elevado -, com duas novas estações: CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Castelão. O tempo de percurso será de aproximadamente oito minutos.
Leia também:
Fortaleza pode ganhar o maior ramal metro-ferroviário do NE
Fortaleza lança edital para levar mobilidade a área vulnerável
Apresentação do Projeto de VLT no Ceará
Governo anuncia R$ 2,5 bi em transporte público e obras de mobilidade
Apoie o Mobilize Brasil
