Israel testa carga rápida para baterias de ônibus elétricos

Sistema usa carregamento por indução para aumentar autonomia de veículos e reduzir tamanho e número de baterias

Notícias
 

Fonte: Traffic Technology Today  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de outubro de 2020

Diagrama mostra forma de carregamento dos ônibus

Diagrama mostra forma de carregamento dos ônibus

créditos: electreon.com


A localidade de Telavive-Yafo, em Israel, estabeleceu uma parceria com as empresas ElectReon e Dan Bus Company para testar uma tecnologia para recarga sem fio de ônibus elétricos. O projeto piloto, o primeiro do tipo em Israel, será realizado entre a Estação Ferroviária da Universidade de Telavive e o Terminal Klatzkin em Ramat Aviv - uma rota de 2 km, que incluirá cerca de 600 metros de "vias eletrificadas". O experimento - anunciado em setembro - repete um anúncio de implantação de "vias elétricas" feito pelo governo de Telavive em 2016 (leia mais).


A ideia, agora, é permitir que ônibus elétricos especialmente equipados, tenham suas baterias carregadas automaticamente enquanto trafegam pelos trechos dotados dos cabos indutores subterrâneos.  O experimento ocorre simultaneamente a um projeto na Suécia que demonstra a capacidade de carregar caminhões pesados em uma rodovia intermunicipal, além de outro projeto na Alemanha, o primeiro em escala comercial.


A principal vantagem, segundo a ElectReon é o aumento da autonomia dos veículos e a possibilidade de reduzir o número e o tamanho das baterias usadas nos veículos elétricos. sejam eles carros, caminhões, ônibus ou bondes.


Após a conclusão dos testes e integração da tecnologia, em aproximadamente dois meses, um ônibus elétrico da Dan Bus Company iniciará as viagens regulares na rota, atendendo à linha para a Universidade de Tel Aviv.

 


Construção de estradas elétricas (Foto: Adm. de Tel Aviv-Yafo)

 

A execução do projeto piloto faz parte de uma política municipal que atribui grande importância aos veículos elétricos e à redução da poluição do ar na cidade. Isso será realizado por meio da construção de uma série de vias elétricas para estimular o transporte público independente de energia, além da colocação de estações de carregamento em espaços públicos para atender aos carros particulares. E conforme planos do Ministério dos Transportes e Segurança Viária de Israel, espera-se que até 2025, 60% dos ônibus em Israel sejam movidos à eletricidade.

 

Leia também:
Baterias ou células de combustível para mover veículos? (2020)
O desafio de produzir e reciclar baterias de veículos elétricos (2020)
Ônibus elétricos crescerão mais do que carros, prevê Bloomberg(2018)
Tel Aviv instala pistas que recarregam carros elétricos (2016)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário