Israel quer toda frota de veículos elétrica e a gás natural até 2030

Após esse prazo, a importação de carros a diesel e a gasolina será proibida, declarou o ministro da Energia do país do Oriente Médio

Notícias
 

Fonte: The Jerusalem Post  |  Autor: The Jerusalem Post/ Mobilize (tradução)  |  Postado em: 16 de outubro de 2018

Governo promete dar incentivos para carros elétric

Governo promete dar incentivos para carros elétricos no país

créditos: Reprodução

Os israelenses não poderão mais comprar carros novos a gasolina ou diesel após 2030, anunciou na semana passada o Ministério da Energia de Israel, ao divulgar um plano de governo para substituição de toda a frota do país por carros elétricos e caminhões movidos a gás natural até essa data.

Desde já, afirmou o ministro da Energia, Yuval Steinitz, o desafio é criar uma "massa crítica" inicial de veículos de baixa emissão, que será decisiva para fazer com que a indústria automotiva local se afaste do modelo atual de motores a combustíveis fósseis.

Iniciativas
Segundo o governo, ações nesse sentido já estão em andamento. "Estamos incentivando o financiamento de estações de recarga, por exemplo; são mais de 2 mil novos pontos de carregamento para carros elétricos em todo o país", afirmou o ministro. Além disso, acrescentou, o governo também "reduzirá a tributação sobre os carros elétricos a quase zero, de modo a torná-los muito mais acessíveis à população".

A campanha é parte de um plano mais amplo para retirar completamente o país da condição de dependência da gasolina, do diesel e do carvão. No caso do gás natural, nos últimos anos foram descobertos em Israel enormes depósitos deste combustível fóssil de menor impacto ambiental, e já há ações para adaptar as usinas de energia do país à nova tecnologia.

Mudança global
O plano israelense foi divulgado um dia após o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU divulgar, no dia 8 de outubro, importante relatório sobre o tema e exigir de todos os países mudanças efetivas no modo como a humanidade deve usar a energia do planeta. 

Em Israel, o ponto de inflexão é esperado para 2025, quando, de acordo com a meta do ministério, haverá cerca de 177 mil carros elétricos nas ruas. Se hoje eles ainda são poucos, após os incentivos e o barateamento dos elétricos, acredita o governo, a expectativa é chegar a uma frota renovada de cerca de 1,5 milhão de carros elétricos até 2030.

A partir de 2030, reafirmou Steinitz, "todos os carros novos serão elétricos; os ônibus e caminhões serão elétricos ou movidos a gás natural comprimido (GNC)". "Estamos forçando as empresas a trazer carros elétricos para Israel e para as companhias de petróleo e gasolina mudarem para estações de recarga em suas estações de gasolina ou gasolina", disse ele.

O governo, segundo ele, deve aprovar o plano até o final do ano.

Leia também:
Tel Aviv instala pistas que recarregam carros elétricos
Qual a solução mais sustentável para os engarrafamentos em SP?
Caminhões e ônibus respondem por metade da poluição do ar em SP
Irlanda aprova lei que impede país de investir em combustíveis fósseis
Veículos elétricos evitariam milhares de mortes por poluição na AL
Especialista critica atraso do Brasil no controle às emissões do diesel


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário