Cidade do Alasca (EUA) ganha seu primeiro ônibus escolar elétrico

A gelada cidadezinha de Tok substituiu seu primeiro ônibus escolar a diesel (daqueles famosos, amarelos) por um modelo elétrico, reforçado ainda por painéis solares

Notícias
 

Fonte: Olhar Digital/ Mobilize (edição)  |  Autor: Olhar Digital  |  Postado em: 15 de outubro de 2020

Ônibus escolar elétrico chega à pequena Tok, no Al

Ônibus escolar elétrico chega à pequena Tok, no Alasca

créditos: Reprodução

O enorme estado do Alasca, nos Estados Unidos, ganhou nesta semana seu primeiro ônibus escolar elétrico. Fabricado na Carolina do Norte pela montadora Thomas Built Buses, o veículo destina-se à pequena e gelada cidade de Tok, onde substituirá um dos sete ônibus a diesel que compõem a frota da região.

 

Outras cidades norte-americanas, como Sacramento, na Califórnia, estão mais adiantadas nessa transição para um transporte limpo. Lá, o distrito escolar de Twin Rivers pôs em circulação 25 ônibus escolares elétricos este ano. Outro exemplo é no estado da Virgínia, onde em 2019 o governo anunciou a compra massiva de ônibus escolares elétricos para entrarem em funcionamento ao longo dos próximos cinco anos.

 

Em Sacramento (EUA), 25 ônibus da Lion Electric estão em operação. Foto: Max Whittaker/The New York Times

 

No Alasca, esse primeiro ônibus elétrico foi comprado pela Tok Transportation, empresa responsável pela gestão do transporte público na cidade.


Além de adquirir o veículo, a empresa também investiu em painéis solares na parte superior do ônibus, a fim de otimizar seu sistema elétrico. Vale lembrar que, por conta das baixíssimas temperaturas que atingem o Alasca todos os meses, os painéis solares foram instalados internamente para evitar desgastes.

 

De modo geral, os ônibus elétricos custam mais do que os movidos a diesel, mas num segundo momento os gastos a longo prazo podem compensar a troca. Segundo os fabricantes, são 19 centavos por milha para operar um ônibus elétrico, contra 54 centavos por milha para um ônibus a diesel. 

 

Quem afirma é Stretch Blackard, dono da Tok Transportation, que também destaca outros benefícios: "Não tem ruído algum; não tem emissões do diesel; e não precisa aquecê-lo ou fazer algo mais para que funcione. Então, esse é o bônus da eletricidade", destacou o empresário.

 

Ainda que a cidade de Tok tenha apenas 1.200 habitantes, essa mudança representa um pioneirismo na iniciativa de introduzir o transporte limpo no Alasca. E a expectativa é que outros estados estadunidenses prossigam investindo no caminho mais sustentável no transporte público.

 

Leia também:
Baterias ou células de combustível para mover veículos?
Transporte não poluente avança no mundo, mas não no Brasil
S.J. dos Campos (SP) anuncia VLP elétrico para 2021
Bogotá usa ônibus elétricos para reduzir custos e poluição
Ônibus elétricos, uma opção viável para reduzir a poluição do ar
Ônibus elétricos ganham incentivo para compra de chassis e baterias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário