Aluguel de frota elétrica de ônibus é incluído no Plano Plurianual

Projeto para renovação do transporte coletivo nos municípios, apresentada por entidades sociais, é incorporada no PPA do governo federal e segue para o Congresso

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Idec  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de setembro de 2023

Ônibus elétricos da Eletra, com tecnologia naciona

Ônibus elétricos da Eletra, com tecnologia nacional

créditos: Divulgação/ Eletra

O governo federal incluiu no Plano Plurianual (PPA), enviado para o Congresso Nacional nesta quarta-feira (30), o programa de renovação de frota de ônibus. Nele, está incluída uma proposta inovadora de aluguel de ônibus elétricos pelo governo para municípios brasileiros. 

 

A partir desta inclusão, as organizações que apresentaram a proposta - Idec, ITDP, ICCT, WRI e  Instituto Ar - acreditam que a solução possa vir a se concretizar nos próximos anos. Essa é a primeira vez que o governo federal assume o compromisso de investir recursos para aquisição de ônibus para as cidades, diz o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). 

 

De acordo com Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec, a medida trará melhorias não só em relação à qualidade do transporte, já que os veículos elétricos são mais confortáveis, modernos e menos poluentes, mas à gestão e operação do serviço nos municípios. 

 

“Hoje, a aquisição da frota está totalmente nas mãos dos empresários, o que dificulta para as prefeituras substituir os ônibus antigos e conseguir reduzir as emissões de poluentes. Agora, com a intermediação do governo federal, será possível acelerar a eletrificação da frota e ainda exigir contrapartidas, informações confiáveis e gestão mais adequada do serviço que é oferecido à população, atendendo melhor ao interesse público”, defende. 

 

A proposta de aluguel de frota elétrica foi incluída no Eixo de Desenvolvimento Social e Garantia de Direitos do PPA, no Programa Mobilidade Urbana, número 2319, vinculada ao objetivo 0254 - “Melhorar a prestação dos serviços de transporte público coletivo por meio da renovação da frota”.

 

Agora, o PPA  segue para debate no Congresso Nacional como um projeto de lei (PL 28/2023), com prazo para ser aprovado até 31 de dezembro. 

 

Programa de eletrificação 

A proposta para que o governo alugue frotas de ônibus elétricos e ceda esse efetivo sem custo aos municípios, tem como objetivo promover a mobilidade sustentável, controlar a poluição ambiental e ainda contribuir para reduzir a crise financeira generalizada do setor de transporte público no país, explicam seus propositores. 

 

Embora a eletrificação seja uma tendência mundial para o transporte público, no Brasil esse movimento sofre atrasos, e isso acontece em razão do alto custo dos ônibus elétricos para os municípios, que não possuem recursos para o investimento. Por sua vez, explica Calabria, “o governo federal tem um orçamento mais robusto e condições de dar esse incentivo". A contrapartida esperada é que os municípios forneçam dados para o monitoramento constante da qualidade do transporte público pelo governo federal. Com isso, dizem os defensores da ideia, é possível combater a má gestão do serviço e o mau uso do dinheiro público. 

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Santiago, no Chile, recebe 10 novos ônibus elétricos, com dois pisos
Elétricos, a hidrogênio, com lítio, ou com biocombustíveis?
Brasil terá mais uma fábrica de ônibus elétricos
Projeto de Lei busca facilitar a compra de ônibus elétricos por prefeituras
Como incluir ônibus elétricos nas cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário