Concurso pretende formar crianças para habitar cidades melhores

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) vai premiar ações de educação básica voltadas à mobilidade, habitação, paisagem, patrimônio... Inscrições a partir de 15/3

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de janeiro de 2021

Concurso busca aproximar educação e arquitetura e

Concurso busca aproximar educação e arquitetura e urbanismo

créditos: Onu Habitat

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) está lançando um concurso público de abrangência nacional para a seleção de propostas de valorização da arquitetura e do urbanismo, com foco na formação de crianças das escolas básicas de todo o país. 

 

A ideia do concurso Práticas Pedagógicas de Educação Urbanística e Ações de Arquiteto e Urbanista na Escola é selecionar e premiar ações de educação básica que estimulem os estudantes a discutir temas relativos ao ambiente construído, como mobilidade urbana, habitação, saneamento, conforto ambiental, paisagem e patrimônio.

 

A proposta é identificar disciplinas do ensino básico que permitam o estudo de assuntos da área, tais como: espraiamento das cidades/gentrificação; calçadas, trânsito e transporte urbano; permeabilidade e arborização de espaços públicos, praças e parques; e gestão do lixo, esgotos, água e drenagem. 

 

 

Premiação

Podem se inscrever do concurso professores e educadores, além de arquitetos e urbanistas de todo o país. Serão distribuídos 15 prêmios para Práticas Pedagógicas com o valor de R$ 1.500, e seis Ações de “Arquiteto e Urbanista na Escola” com o valor de R$ 3.000 cada.

 

O prazo para inscrições vai do dia 15 até 29 de março de 2021. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no endereço do concurso no site do CAU/BR, juntamente com o envio das propostas em formato digital. 

 

O resultado final será divulgado no dia 7 de maio de 2021 e a premiação feita em julho deste ano, durante o congresso mundial de arquitetos (UIA2021RIO).

 

Leia também:
As crianças e seus caminhos
Cidades para crianças: ouça o Boletim Mobilize #133
Chamamento público: rotas acessíveis para crianças em Aracaju
Cidades inclusivas e acesso às escolas - ITDP Brasil
Quanto tempo você leva até a escola, o emprego, o centro de saúde?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário