Cidades para crianças: ouça o Boletim Mobilize #133

Guia de projetos urbanos orienta gestores públicos sobre como reprogramar ruas e praças para a livre circulação de crianças. Cidades boas para elas são boas para todos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de agosto de 2020

Crianças brincam em uma rua de Havana, Cuba

Crianças brincam em uma rua de Havana, Cuba

créditos: Foto: livelove-learn.com

 

Nesta edição, Ricky Ribeiro fala sobre o recém-lançado guia de projetos urbanos que orienta prefeitos e gestores públicos sobre como reprogramar as ruas e praças para a livre circulação de crianças a pé em bicicletas. A premissa básica é que cidades boas para crianças são melhores para todos, adultos, jovens e idosos. 


Ouça o Boletim Mobilize #133:
 


Se preferir, leia o texto:
Olá. Você já pensou em como seria uma cidade projetada para as crianças? Pois esta é a nova tendência que está sendo adotada por prefeitos e gestores públicos nas cidades mais avançadas do mundo. Nesta semana a Associação Nacional de Gestores Públicos do Transporte (Nacto) lançou um novo guia para o desenho das cidades, tomando como base o olhar e as necessidades das crianças.


O guia Designing Streets for Kids (Projetando Ruas para Crianças, em português) foi elaborado a partir da constatação de que uma cidade boa para crianças pode ser uma cidade muito melhor para pessoas de todas as idades, incluindo aquelas que - como eu - têm alguma restrição de mobilidade. A nova publicação traz  as melhores práticas, estratégias e políticas adotadas por cidades de todo o mundo para projetar ruas e espaços públicos seguros e atraentes para as crianças. O livro também inclui formas para envolver as crianças no processo de design, uma experiência que pode transformar drasticamente a maneira como as ruas são projetadas, e também como são usadas.


Afinal, itens como a sinalização urbana, os tempos de abertura de semáforos, a acessibilidade nas calçadas e nos equipamentos urbanos sempre foram pensados para adultos, capazes de correr, pular e de outras habilidades circenses que o pedestre precisa ter para sobreviver no trânsito agressivo da maioria das cidades. Assim, o novo guia aponta a necessidade de reduzir a velocidade do trânsito, ampliar os espaços para caminhadas, para brincar e também para andar de bicicleta, desde os primeiros anos de vida de qualquer pessoa.


Essa forma de projetar as ruas, avenidas e  praças também atende às mães, pais, avós quando eles saem com seus filhos, a pé, de bicicleta, ou em carrinhos. Afinal, é sempre bom lembrar que as cidades foram feitas justamente para melhorar a vida humana e proteger as pessoas. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize. 

 


Como obter o guia Designing Streets for Kids:
Por enquanto a Nacto somente publicou a versão em inglês, mas segundo os organizadores já há uma tradução para o português sendo preparada para lançamento ainda em 2020. Para obter a versão em inglês, acesse o link, preencha seus dados e faça o download.


Leia também:
Uma cartilha sobre mobilidade a pé. Para crianças!
Em Gaza, na Palestina, crianças recebem livros em bicicletas
Como ensinar as crianças a se locomoverem de forma autônoma
Chamamento público: rotas acessíveis para crianças em Aracaju
Por que tão longe?" Mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal 


E ouça os podcasts Expresso

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário