Ciclovia em Vitória (ES) agora deve sair do papel

Após muita polêmica, proposta de pista ciclística instalada no canteiro central da Av. Rio Branco foi opção aceita em audiência ontem (9) por moradores e prefeitura

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Vitória  |  Autor: Portal da Prefeitura de Vitória  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2021

Imagem do projeto no canteiro central da Av. Rio B

Imagem do projeto no canteiro central da Av. Rio Branco

créditos: Reprodução/PMV

Depois de uma polêmica que durou cerca de quatro anos, o projeto da ciclovia da avenida Rio Branco, na Praia do Canto, em Vitória (ES) foi apresentado em audiência pública na noite desta terça-feira (9).

 

A proposta prevê uma ciclovia que terá aproximadamente 1 km de extensão e largura de três metros, estendendo-se da Ponte Ayrton Senna à avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), com tratamento paisagístico de canteiros e jardins.

 

Também estão garantidas a preservação das árvores e a manutenção das vagas de estacionamento, ponto central da briga entre moradores e comerciantes e a prefeitura. Eles defendiam que, com a implementação da ciclovia na faixa lateral da avenida, seriam perdidas cerca de 90 vagas.

 

Após esse grupo ter embargado a proposta inicial, a nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) optou por transferir o canteiro para o meio da avenida, sem interferência direta no trânsito.

 

Diálogo

Segundo a prefeitura de Vitória, moradores e comerciantes da Praia do Canto e região participaram ativamente da elaboração deste novo projeto, contribuindo com sugestões e demandas.

 

O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, destaca que a audiência pública é mais um momento de diálogo com a comunidade. “Por orientação do prefeito Lorenzo Pazolini, logo após a posse, assumimos o compromisso de estabelecer canais de diálogo com a comunidade. Desde então, moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção coletiva. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos”, afirma.

 

Participaram ativamente da audiência representantes das associações de moradores e de comerciantes da Praia do Canto, além de autoridades municipais.

 

Projeto no canteiro central manterá árvores e criará canteiros e jardins. Imagem: Reprodução/PMV 

 

Piso drenante 

Uma das previsões do projeto é a utilização de piso drenante no lugar das soleiras das árvores, o que conecta a ciclovia a elas. Trata-se de um piso poroso, formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixa a água escoar facilmente até o solo.

 

Esse piso amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será utilizado em uma ciclovia de Vitória.

 

Leia também:
Prefeito de Vitória (ES) extingue a Linha Verde, faixa exclusiva para ônibus
Vitória planeja ciclofaixas para a saída da pandemia
Suspensão de ciclovia gera polêmica em Vitória (ES)
Bicicleta para Futuros Possíveis: campanha começa em Vitória (ES)
Pesquisa com ciclistas quer saber quais melhores rotas na Grande Vitória

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário