Pesquisa com ciclistas quer saber quais melhores rotas na Grande Vitória

Questionário online criado por coletivo capixaba vai reunir dados de quem pedala para orientar propostas do poder público na implantação de ciclorrotas na cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize  |  Postado em: 12 de junho de 2020

Novas ciclovias estão sendo implantadas pela Prefe

Novas ciclovias estão sendo implantadas pela Prefeitura

créditos: Prefeitura de Vitória

Uma pesquisa voltada a ciclistas, moradores da Grande Vitória e todos que conheçam os trajetos da cidade quer saber quais são as melhores rotas para bicicleta que devem ser implantadas pelo poder público na capital capixaba. 

 

O levantamento está publicado no Google Forms, e é uma iniciativa do Coletivo Pedalamente, que atua na cidade de Vitória. As contribuições podem ser feitas até o dia 21 de junho. Para acessar o questionário, basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfb4R2lXIvh7-DM9P_-iM8eiteIcOwhzKM6nsE2T3r4sHjyBQ/viewform


Pesquisa de ciclorrotas

"Nosso objetivo é criar uma base de informações da sociedade civil que pedala, e orientar propostas para a implementação de ciclorrotas na cidade", explica Renan Ferber, do Pedalamente.

 

Com base nas opiniões e nas experiências dos usuários, o coletivo pretende levar esses resultados ao poder público, e apresentar um painel de necessidades dos ciclistas de Vitória. 

 

"Com essa ação, estamos trazendo ao debate sobre mobilidade a bicicleta, principal alternativa para a construção de uma mobilidade mais humana", justifica Renan. 

 

Desde que foi criado em 2016, o Pedalamente já participou de eventos como as das duas primeiras edições da Semana de Mobilidade na Grande Vitória, e vem promovendo ainda ações de urbanismo tático, Bike Ghost e outras intervenções urbanas. 

 

Infraestrutura cicloviária

Nos últimos dois anos, observa Renan, foram tímidos os investimentos feitos na capital do Espírito Santo em estruturas cicloviárias. Agora, com a crise na saúde, a administração municipal tenta agilizar ações para implementar estruturas a ciclistas que atendam às exigências sanitárias no cenário pós-pandemia. 

 

Mas, ressalta o ativista, do grupo de trabalho criado pela Prefeitura para decidir como será a circulação de pessoas na capital daqui em diante, muito pouca gente está participando. "A composição da população civil é ínfima, e consequentemente não representará os usuários das estruturas previstas para bicicleta", diz Renan. 

 

O objetivo da pesquisa no Google Forms é justamente aumentar essa participação. "Enquanto sociedade civil organizada, nós do Pedalamente nos mobilizamos para coletar informações que de fato tragam essas vivências de quem pedala na cidade e que podem ajudar a entender o que é melhor para ser feito ao longo dos percursos", argumenta. 

 

Assim, além de conhecer as preferências e necessidades nas rotas dos que vão utilizar essas estruturas, o objetivo da pesquisa é entender quais obstáculos cotidianos dificultam uma maior adesão ao pedal. "Depois de trabalharmos os dados da pesquisa, faremos uma apresentação à Prefeitura. E vamos requerer também mais membros que representem os ciclistas, para que suas propostas sejam ouvidas pelo corpo técnico."

 


Leia também:
Vírus fez avançar ciclorrotas em Vitória
Vitória planeja ciclofaixas para a saída da pandemia
Suspensão de ciclovia gera polêmica em Vitória (ES)
Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário