Vereadores de SP são chamados a atuar em prol do caminhar na cidade

Campanha Atue pelo Caminhar, da Ong SampaPé!, envia carta a todos os parlamentares eleitos à câmara municipal paulistana para os próximos quatro anos

Notícias
 

Fonte: Observatório da Bicicleta  |  Autor: Observatório da Bicicleta  |  Postado em: 17 de fevereiro de 2021

Pedestres são 31,8% dos que se deslocam na Grande

Pedestres são 31,8% dos que se deslocam na Grande São Paulo

créditos: Lauro Rocha/ Mobilize

A organização SampaPé!, que defende os direitos do pedestre, enviou carta para todas as vereadoras e vereadores eleitos na capital paulista em 2021 para que se engajem, e atuem em seus mandatos com políticas e leis que melhorem as condições do caminhar na cidade. 

 

Logo na abertura, a carta informa o que poucas pessoas sabem: “o caminhar é a forma de deslocamento mais praticada nas cidades brasileiras – e representa 31,8% dos deslocamentos diários da Região Metropolitana de São Paulo”.

 

Assim, conclui o texto, “a infraestrutura de mobilidade a pé consiste no mais extenso e mais importante sistema de transporte de massa da cidade!”.

 

Para convencer as tomadoras e tomadores de decisão a colocarem o tema nas suas agendas, a organização explicita alguns dos problemas gerados pela falta de políticas públicas de mobilidade focadas no caminhar, tal como a precariedade das calçadas e o alto número de mortes por atropelamento: cerca de um por dia. 

 

Além disso, aponta que as legislações vigentes, como o Plano de Mobilidade e o Plano de Segurança Viária, já traçam metas de melhoria do andar a pé no ambiente urbano, que devem ser fiscalizadas.

 

Mulheres

Espera-se ainda que, com um maior número de mulheres eleitas atuando na Câmara Municipal, a relevância do tema e sua prioridade aumentem, tendo em conta inclusive que mulheres de baixa renda são as que mais caminham na cidade, segundo mostram estudos recentes. 

 

Outro fator que potencializou a importância de se garantir deslocamentos ativos seguros foi a chegada da pandemia do coronavírus.

 

Segundo a presidente da Ong SampaPé!, Leticia Sabino, “já se sabe que mobilidade é meio de acesso a todos os direitos básicos; porém ainda há pouca consciência e ação que entende o caminhar como o centro da garantia ao acesso. É preciso que as vereadoras e vereadores, no seu compromisso de atuar pelo coletivo, coloquem esse tema como prioridade”.

 

O envio da carta marca o início de ações que pretendem reunir vereanças  interessadas em criar uma frente suprapartidária para agir em favor da qualidade dos deslocamentos a pé. Os próximos passos poderão ser acompanhados pelo site da organização e suas redes sociais.

 

Por fim, para que a iniciativa ganhe relevância nacional, a campanha também está sendo articulada com organizações de outras cidades, que deverão enviar cartas como esta às câmaras municipais regionais.

 

Campanha quer engajar os vereadores/vereadoras de SP. Imagem: SampaPé!

 

Para ler a carta na íntegra, clique aqui.

 

Leia também:
Redesenhar as cidades, a partir das calçadas
Ladeiras da preguiça, da vida
Covid 19: Os cuidados para quem vai a pé
Uma campanha pela mobilidade sustentável nas eleições
Caminhar para o trabalho é mais benéfico do que um simples passeio
Boletim Mobilize #134: Como os pedestres percebem a cidade



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário