Elas topam o desafio de humanizar a mobilidade urbana

Neste Dia da Mulher, uma premiação celebra o trabalho de arquitetas urbanistas, engenheiras, economistas e outras profissionais para promover o transporte e a mobilidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de março de 2021

Engenheira Bianca Macêdo, uma das homenageadas

Engenheira Bianca Macêdo, uma das homenageadas

créditos: Arquivo pessoal


Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional de Mulher, as organizações Women Mobilize Women e Transformative Urban Mobility Initiative (Tumi) anunciam as mulheres que se destacaram em 2021 em atividades para a melhoria da mobilidade urbana em seus países.


A homenagem é realizada desde 2018 pelas duas organizações com o objetivo de fortalecer a presença de mulheres nas decisões sobre políticas públicas de mobilidade e permitir que os sistemas de transportes sejam mais amigáveis ao público feminino, tanto para jovens estudantes, como trabalhadoras, mães ou senhoras idosas.


Outro desafio da premiação é estimular o uso da bicicleta pelo gênero feminino, prática ainda vista com reservas por alguns setores da sociedade, especialmente em culturas mais tradicionalistas.

 

Brasil
Com a lista ser divulgada agora, a premiação Remarkable Woman in Transport chega a mais de 130 profissionais mulheres, entre arquitetas, urbanistas, engenheiras, economistas e uma série de outras formações.


Do Brasil, a escolhida em 2021 foi a jovem engenheira Bianca Macêdo, por sua atuação como planejadora de mobilidade e pesquisadora, além de sua atividades na última gestão municipal de Fortaleza à frente de projetos de transporte, mobilidade ativa e defesa de posições em relação a questões de gênero.

 

Bianca tem 30 anos, é formada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e atualmente é consultora independente em mobilidade urbana - presta consultoria para a Vital Strategies entre outras organizações. Ela também acaba de concluir o mestrado com o tema "Evolução das diferenças nos padrões de mobilidade por gênero em Fortaleza" pelo Departamento de Engenharia de Transportes da UFC.

 

Caminhos que dificultam a mobilidade de mulheres estão em várias cidades pelo mundo. Foto: Reprodução/Tumi  

 

Leia a apresentação do  prêmio Remarkable Woman in Transport  (em inglês):


 

Leia também:
Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres
Vereadores de SP são chamados a atuar em prol do caminhar na cidade
Reeleita, Anne Hidalgo confirma cerco a carros em Paris
Marina, a cicloativista, morreu pedalando em SP
Renata Falzoni: bicicleta e caminhada em tempos de coronavírus
A bicicleta e a luta das mulheres por direitos iguais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Neide Chagas - 06 de Março de 2021 às 03:40 Positivo 1 Negativo 0

Parabéns! Bianca.Pense sempre no sucesso.Seja você mesma .Nada é impossivel,a menos que você pense que é.Tenha muita fé em si mesma e no poder do Criador Jesus Cristo. Esse seu entusiasmo motiva a levar para sua vida glorioso futuro.??????????

Clique aqui e deixe seu comentário