São Paulo cria ciclorrota envolvendo 100 municípios no oeste do estado

Lei prevê estímulo ao cicloturismo e mobilidade ativa no entorno de cidades como Assis, Ourinhos, Presidente Prudente, Tupã etc. Litoral Norte pede ciclovia entre praias

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Diário Oficial  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de março de 2021

Grupo de ciclistas em Presidente Prudente, interio

Grupo de ciclistas em Presidente Prudente (SP)

créditos: Reprodução G1

O governador João Doria sancionou a Lei nº 17.332, de 5 de março de 2021 que cria a chamada Ciclorrota Costa Oeste, envolvendo vários municípios da região Oeste do Estado de São Paulo. O objetivo, segundo o deputado Mario Bragato, autor do projeto de lei, é estimular o turismo, a atividade esportiva e a economia da região, além de fortalecer a mobilidade ativa nas cidades e rodovias da região.


De acordo com a Lei sancionada pelo Executivo paulista, a proposta prevê:

 

 - incentivar o uso da bicicleta e a conscientização quanto à importância da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida;

 - difundir, nos municípios constantes no artigo 1º, a cultura da mobilidade por meio do uso da bicicleta, em fortalecimento ao turismo regional;

 - promover o desenvolvimento sustentável nas dimensões socioeconômicas, ambientais e turísticas;

 - promover e potencializar atividades relacionadas às formas de mobilidade não motorizadas, voltadas à geração de emprego e renda;

 - estimular o uso da bicicleta, como meio de transporte e lazer, mediante a promoção de eventos de cunho esportivo, cultural e turístico, organizados ou estipulados pelo Poder Executivo.

 

Área compreendida pela Ciclorrota Costa Oeste - Reprodução Google Maps


A nova ciclorrota compreende os municípios no entorno de cidades como Adamantina, Assis, Chavantes, Ourinhos, Panorama, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente, Rosana, Teodoro Sampaio, Tupã e Tupi Paulista, em um total de quase cem municípios localizados no triângulo entre os rios Paranapanema e Paraná.


O texto legal não faz referência a infraestruturas ou qualquer sinalização a ser implantada nas vias urbanas e rodovias da região.

 

Acesse a publicação da Lei 17.332/2021 no Diário Oficial do Estado de São Paulo

 

 

 

Litoral pede ciclovia
Entidades comunitárias de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, estão articulando a implantação de uma ciclovia interligando as praias de Camburizinho, Camburi, Baleia e Barra do Sahy. Conforme a proposta, a "Rota do Mar" poderia ocupar um dos lados das ruas atualmente utilizados como estacionamento pelos veranistas. Segundo os representantes, além de ser ambientalmente sustentável, a ciclovia reduziria o deslocamento de veículos para a região das praias, hoje responsável por aglomerações, aumento no lixo e na poluição ambiental.

 

Um estudo realizado pelas entidades concluiu que 80% dos trabalhadores da Praia da Baleia utilizam bicicleta no deslocamento para o trabalho. No entanto, esses usuários enfrentam a concorrência dos veículos no trânsito. Conforme o Instituto de Conservação Costeira (ICC), que atua em projetos ambientais na região, as vias de acesso às praias se tornaram estacionamento público de veículos em detrimento da mobilidade sustentável. As associações de Cambury e Camburizinho relataram aumento no volume de lixo nas praias, depois que elas foram reabertas para veraneio, devido à queda nos casos de coronavírus.

 

Leia também:
Maricá (RJ): tarifa zero nos ônibus e nas bikes compartilhadas
Idosos não devem pagar a conta da crise no transporte
Vinte mulheres inspiradoras na mobilidade urbana
S. José dos Campos (SP) apresenta seu primeiro VLP
Audiência pública vai discutir fim da gratuidade para idosos em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário