Agora já é possível ir de bike aos drive-thrus de vacinação, sabia?

Acesso de bicicletas em drive-thrus e postos de vacinação está liberado, graças à iniciativa da Tembici e apoio de prefeituras. Mais: nas compartilhadas, viagem é grátis

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Tembici  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de maio de 2021

Idoso chega de bicicleta em posto de Aparecida de

Idoso chega de bicicleta em posto de Aparecida de Goiânia

créditos: Claudivino Antunes/Pref. Aparecida de Goiânia


Até então autorizado apenas aos carros e motos, o acesso de bicicletas aos drive-thrus de vacinação agora também está liberado em algumas cidades do país. A medida está valendo desde esta terça-feira (25), graças a uma iniciativa da empresa de micromobilidade da Tembici e do Itaú Unibanco, que firmaram acordo com prefeituras e órgãos de saúde das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Vila Velha e governo de Pernambuco.

 

Algumas prefeituras também já estão se mobilizando para criar filas exclusivas aos ciclistas nesses locais, além de incentivarem o uso da bike na locomoção até os postos de saúde. Outra boa notícia é que os usuários dos programas Bike Itaú e Bike VV podem utilizar as bicicletas da Tembici gratuitamente para irem se vacinar, na primeira e na segunda doses.

 

Segundo os idealizadores da projeto “Vem vacina, vai de bike”, o objetivo é oferecer uma opção segura e econômica de deslocamento aos locais de vacinação, o que ajudará a evitar aglomerações, além de reforçar a ideia da bicicleta como meio de transporte. Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no site oficial.

 

Bicicletas

“Entendemos que seria fundamental incluir os ciclistas para entrada nos drive-thrus de vacinação. Por isso, deixamos o convite para que todas as prefeituras do país façam adesão ao movimento. Unimos o acesso à vacina e a democratização do uso das bicicletas em uma só ação e esperamos que essa iniciativa ajude na missão de cada vez mais brasileiros serem vacinados” comenta Tomás Martins, diretor da Tembici. 

 

Já Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, lembra que “a bicicleta é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como um dos meios de transporte seguros para combater a propagação do novo coronavírus. Quando isso se alia à ampliação do acesso da população à vacina, o impacto positivo para a sociedade é ainda maior”, comenta a executiva. 

 

 

Gratuidade 

Para conseguir usar as bikes compartilhadas sem nenhum custo, basta baixar o app Bike Itaú ou app Tembici (para usuários de Vila Velha) e acessar/criar uma conta. Em seguida, para liberar a gratuidade, é só selecionar o plano vacinação e adicionar o código "Primeira" (se estiver indo tomar a primeira dose) ou "Segunda" (para tomar a segunda dose).

 

Os planos são válidos por 24h após ativados, e contemplam até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação.

 

Higienização 

Desde o início da pandemia, as bicicletas compartilhadas vêm com etiquetas com recomendações de uso e cuidados a serem tomados pelos usuários, para evitar contágios durante a pandemia. Há explicações sobre como usar máscaras durante as viagens, higienizar as mãos antes e depois de pedalar e evitar contato com os olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos. 

 

As bicicletas recebem uma limpeza diária com álcool 70%, e são lavadas com cloro diluído em água ainda no centro de operações da empresa. Para evitar maiores contatos nas estações, todas as bicicletas do Bike Itaú podem ser liberadas por meio de QR Code. 

 

Leia também:
Estudo da NTU revela agravamento da crise do transporte público
Uma cargueira elétrica, fabricada no Brasil
A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres
Você costuma estacionar sobre ciclovias? Ou na calçada?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário