Mulheres jovens e negras são a maioria nos ônibus de São Paulo

Pesquisa da SPTrans aponta ainda que essa parcela tem ensino médio, trabalha no comércio, pertence à classe C, faz menos teletrabalho. E não deve migrar para o carro

Notícias
 

Fonte: Portal da SPTrans  |  Autor: Mobilize/ SPTrans  |  Postado em: 28 de maio de 2021

Cena diária: mulheres são a maioria nos pontos de

Cena diária: mulheres são a maioria nos pontos de ônibus

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Mulheres são a maioria dos passageiros de ônibus em São Paulo, revela uma pesquisa feita pela SPTrans e divulgada nesta quarta-feira (26) durante um webinar do Maio Amarelo.

 

Realizado pela Prefeitura de São Paulo entre setembro e outubro do ano passado, o estudo ouviu cerca de 600 passageiros do sistema municipal. O resultado apontou que 57% dos passageiros são mulheres jovens, negras, com ensino médio completo, com ocupações no setor de comércio e têm renda média familiar de R $ 2,4 mil (classe C).


A pesquisa mostrou ainda que para 70% dos passageiros de ônibus da cidade o trabalho tem de ser realizado presencialmente.

 

Permanecer no transporte público

Outro dado levantado é que, embora durante a pandemia haja uma migração dos homens para o carro ou moto e das mulheres para o andar a pé ou o uso de aplicativos, a tendência é que especialmente a parcela feminina permaneça utilizando o transporte público. 

 

“O que percebemos é que a grande maioria não possui carro nem motocicleta e, dos que têm, a maioria são homens. O mais importante é que os que não possuem não pretendem comprar após a pandemia (...) Por isso, nosso olhar, e nossas políticas, têm que continuar sendo ainda mais efetivas para esse público”, afirmou Luciana Durand, coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana da SMT que apresentou a pesquisa.

 

O estudo indica a necessidade de haver ações para recuperar e manter a demanda de passageiros no pós-pandemia: combater o abuso sexual; ações de limpeza, higienização, ventilação dos veículos; regularidade do serviço; comunicação com o usuário; priorização viária do transporte público. A íntegra da pesquisa deve ser divulgada em junho, informa a Prefeitura.

 

Trabalho presencial

“Verificamos que neste momento de pandemia, embora a grande ordem seja do fique em casa, não é a realidade do perfil dos passageiros de ônibus, em que só 30% puderam adotar o teletrabalho, e não bastasse a mulher ser a que mais perdeu emprego e ter redução de renda, foi e é a mulher quem teve menor oportunidade de fazer teletrabalho”, disse Luciana.

 

Com mediação da coordenadora de Desenho Urbano da Vital Strategies no Brasil, Beatriz Rodrigues, o webinar também teve a participação de secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de SP, Silvia Grecco, da pesquisadora em Mobilidade Urbana do Banco Mundial, Hayde Svab, e da assistente de Inovação do Think Olga, Laura Samily da Silva.

 

Leia também:
SP tem mais usuários de ônibus, mas frota segue reduzida
Frota de ônibus em SP: elétricos são apenas 2%
Elas vão de transporte público e a pé... De carro, mais por privacidade
Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade
Justiça de SP restabelece gratuidade a maiores de 60 anos no transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário