Elas vão de transporte público e a pé... De carro, mais por privacidade

São dados de pesquisa realizada com mais de 200 mulheres, com um panorama das dificuldades enfrentadas pela parcela feminina da população brasileira na mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Younder (Assessoria)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de março de 2021

Mulheres são motoristas em serviço especial de Sor

Mulheres são motoristas em serviço especial de Sorocaba-SP

créditos: Nicole Annunciato e Fabio Campos/ Pref. Sorocaba

Um estudo realizado pela empresa Younder, em parceria com o Instituto Mobih, traz um panorama das dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas mulheres brasileiras na mobilidade urbana. O levantamento foi baseado em pesquisa quantitativa on-line com consulta a 203 mulheres, no ano passado.  

 

O trabalho contou com apoio de especialistas em tecnologia para educação do trânsito, mobilidade, diversidade e inclusão, e o objetivo foi oferecer insumos que contribuam para a promoção de mudanças positivas voltadas à parcela feminina da população.

 

 

Veja alguns resultados desta pesquisa: 

 

* As mulheres utilizam mais ônibus e andam mais a pé dos que os homens. Além disso,  uma pequena porcentagem é dona de carros e motos:

- 10% dos proprietários de motos são mulheres, enquanto 14% dos proprietários de automóveis são mulheres;

 

* Nos postos de trabalho em transporte e tráfego, a presença da mulher é menor:

- Entre os colaboradores da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo) apenas 14% são mulheres;

- Apenas 17% dos motoristas de transporte público no Brasil são do sexo feminino;

 

* Carro é opção de segurança e privacidade:

- 45% dos homens optam por ter carro porque querem ter mais controle sobre sua chegada e saída, e 40% das mulheres optam por ter carro para manter sua privacidade. Além disso, em 55% das oportunidades, o homem fica com o veículo nos lares onde há um carro.

 

Por trás da opção pelo carro particular, uma conclusão é que no transporte público não há o respeito devido ao público feminino. Evidência disso é que, entre as brasileiras com mais de 18 anos ouvidas na pesquisa, 97% afirmaram que já passaram por situações de assédio sexual no transporte público, e no transporte por aplicativo ou por táxi.

 

* Comportamento das mulheres no trânsito:

- 70% das infrações de trânsito envolvendo acidentes são praticadas por homens; já entre as mulheres, esse percentual cai para 29%;

- Das multas registradas, 70% são aplicadas para homens, e 30% para motoristas mulheres.

 

Mobilidade feminina

A crença na sociedade de que mulheres têm menos direitos do que os homens faz parte da construção social e cultural do país, e isso traz reflexos na mobilidade da mulher, sustenta a CEO da Younder, Claudia de Moraes. Segundo ela, “do mesmo modo que nossas avós criaram nossas mães, elas nos criaram e nós vamos criando nossos filhos. Esquecemos de questionar pois achamos normal sentir medo. Temos medo de andar pelas ruas da cidade, de usar o transporte público, de chamar um motorista homem no aplicativo...”, conclui.

 

Já para a consultora e palestrante em diversidade e inclusão Ana Bavon, "a mobilidade feminina deve ser pensada urgentemente como questão de ordem pública e, também, de responsabilidade privada."

 

Segundo Bavon, "quando analisamos a estrutura da sociedade, é fácil perceber que ela não foi pensada para todos os agentes que a compõem. Analisando as dificuldades a partir de uma perspectiva de gênero, os obstáculos começam ao sair de casa: calçadas esburacadas, ruas sem sinalização, falta de iluminação em muitos locais."

 

A consultora conta que, desde 2016 decidiu não utilizar automóvel e passou a usar transporte público e aplicativos: "Por isso posso listar sem medo as inúmeras questões que me atravessam antes de virar a chave do meu apartamento e sair para os meus compromissos”, diz. 

 

Leia também:
Vinte mulheres inspiradoras na mobilidade urbana
Elas topam o desafio de humanizar a mobilidade urbana 
Mulheres andam mais a pé e de transporte público que os homens
Problemas no transporte público atingem mais as mulheres
A bicicleta e a luta das mulheres por direitos iguais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário