Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade

Apresentação com os principais dados da pesquisa anual "Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade", realizada pela Rede Nossa São Paulo e o Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc São Paulo.

Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade

Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade

Autor: Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: São Paulo

Ano: 2018

Pesquisa anual, que faz um amplo levantamento sobre a percepção dos paulistanos em relação a diversos itens ligados ao tema, entre os quais: tempo gasto para se deslocar na capital paulista, qualidade do ar e do transporte público, calçadas, utilização de carros, ciclovias e ciclofaixas. A pesquisa é divulgada sempre no mês de setembro, até para coincidir com a Semana da Mobilidade e o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre no dia 22.

Entre os dados desta pesquisa, destaque para o ônibus, que na série desde 2015 continua sendo o meio de transporte mais utilizado pelos paulistanos (43% dos entrevistados). Também houve uma pequena mudança no tempo médio diário de deslocamento (para realizar a atividade principal), que chega a 2018 em 1h57m, diminuição de 3 minutos em relação ao ano passado. Detalhe é que os moradores das zonas Norte e Sul levam tempo maior, 2h05m, para se deslocar na cidade.

Quanto ao número de pessoas que usam o transporte público, se comparado com 2017 este caiu de 84% para 80%. Em compensação, aumentou em 2% os que adotam bicicleta quase todos os dias na cidade. Os que usam ônibus municipais até 5 dias por semana representam 49% no total, sendo que os moradores da região Norte são os que fazem o maior uso deste meio de transporte (57%).

Arquivos
Download
Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade
Pesquisa anual da Rede Nossa São Paulo, com a percepção dos paulistanos em relação a itens como: tempo gasto para se deslocar na capital paulista, qualidade do ar e do transporte público, calçadas, utilização de carros, ciclovias e ciclofaixas.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário