Projeto de lei aprova o "táxi-lotação" em Teresina (PI)

Câmara aprova o modo alternativo "táxi-lotação" para 4 passageiros e por até R$ 5 para percorrer mesmas vias do transporte coletivo. Projeto segue para sanção do prefeito

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Ilanna Serena  |  Postado em: 02 de junho de 2021

Táxi-lotação (foto) já opera em cidades como Boa V

Táxi-lotação (foto) já opera em cidades como Boa Vista (RR)

créditos: Fernando Teixeira/Prefeitura de Boa Vista

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quarta-feira (2) um projeto de lei que institui o "táxi-lotação" como transporte alternativo na capital piauiense. Agora, a proposta segue para sanção do prefeito de capital, Dr. Pessoa (MDB).

 

O projeto de lei é de autoria do vereador Leonardo Eulálio (PL) e foi pensado, segundo o parlamentar, junto com as cooperativas de táxi e o Sindicato de Taxistas de Teresina (Sinditaxi). A ideia é ofertar uma nova modalidade de transporte na capital e garantir mais mobilidade aos cidadãos, em meio às dificuldades enfrentadas com o transporte público.

 

“Acredito que esse impasse entre o poder público e empresas privadas vai se alastrar por um bom período. É uma alternativa nesse momento de intransigência e sofrimento para a população. São táxis bem equipados, revisados e auditados através do alvará que acontece anualmente”, disse o vereador.

 

Mesmas vias dos ônibus

O táxi-lotação deve percorrer as mesmas vias dos ônibus, obedecendo à padronização do percurso elaborado pela Prefeitura de Teresina. Com a capacidade de até quatro passageiros, o valor cobrado deve ser em até R$ 5.

 

“Temos de um lado uma classe trabalhadora, que foi sacrificada pela pandemia e não foi olhada pelo poder público. Do outro lado, temos a população que não consegue se locomover. O que a gente quer é dar condições de conforto, segurança e valor justo”, completou o vereador.

 

Segundo a vereadora Teresinha Medeiros (PSL), o serviço já é utilizado em capitais como Rio Branco, Cuiabá, Roraima e Brasília.

 

Problemas no transporte público

Os motoristas e cobradores de ônibus de três empresas do Consórcio Theresina estão realizando pelo menos uma paralisação por mês, desde o início do ano, como forma de reivindicar o pagamento de salários atrasados. A sétima e mais recente paralisação de 2021 ocorreu na última segunda-feira (31).

 

No dia 18 de maio, teve início a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Teresina, que investiga possíveis irregularidades no sistema.

 

Motoristas, cobradores, empresários do setor de transporte público, gestores da Prefeitura de Teresina e demais envolvidos estão sendo ouvidos durante a investigação. 

 

Leia também:
Carta aberta contra a regulamentação do táxi-lotação em Maceió
Carros de apps geram 69% mais poluição, revela estudo nos EUA
Estudo da NTU revela agravamento da crise do transporte público
Prefeitos pedem auxílio emergencial e mudanças no transporte público
Ouça o Expresso #37: Como desatar os nós do transporte público
Em um ano de pandemia, transporte público agoniza, alerta NTU


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário