Ponte de pedestres e ciclistas em SP ganha prêmio de arquitetura na Ásia

Premiada pelo design, ponte móvel projetada por Roberto Loeb na zona sul da capital beneficia 15 mil pessoas que, diariamente, cruzam do bairro à estação de metrô e trem

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de junho de 2021

Vão central é móvel: duas metades da estrutura rot

Vão central é móvel: duas metades da estrutura rotacionam

créditos: JZ Engenharia

Uma ponte móvel, exclusiva para pedestres e ciclistas, liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô, na zona sul de São Paulo. Agora, o projeto inaugurado em 2013 acaba de receber o prêmio IAI Design AWard, organizado pela Asia Pacific Designers Federation, considerado o mais importante da Ásia. 

 

“A obra beneficia mais de 15 mil pessoas diariamente e ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano”, diz o arquiteto paulistano Roberto Loeb, autor do projeto da ponte Friedrich Bayer. A cerimônia virtual do prêmio acontece amanhã (18).

 

Vão central móvel 

Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte foi concebida com um mecanismo móvel que permite a passagem de embarcações. O projeto assinado pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo já havia sido premiado antes:  em 2015 recebeu o 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria “Projeto Urbano”. 

 

Com 87,5 m de extensão total, e coberta com vegetação, a ponte tem estrutura de vigas metálicas e é apoiada sobre tubulões de concreto. Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades dessa estrutura linear central por meio de motores elétricos.

 


Ponte Friedrich Bayer Foto: Paulo Pereira/ Esc. LoebCapote

 

Veja mais fotos no site LoebCapote


Leia também:
Ponte para pedestres e ciclistas em SP é premiada como melhor projeto urbano
Ponte para pedestre e ciclistas reduz poluição em SP
Holanda constrói ponte estaiada para ciclistas
Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo
Hidrovias em represas da zona sul de SP começam a ser discutidas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário